Programa de Ensino Integral será implantado em mais sete escolas da Baixada Santista em 2020

Iniciativa do Governo do Estado tem como meta ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino contempladas até 2023. Três escolas do Vale do Ribeira também foram escolhidas

Por: De A Tribuna On-line  -  16/12/19  -  09:52
Estudantes de 27 áreas de conhecimento farão a prova em todo o País
Estudantes de 27 áreas de conhecimento farão a prova em todo o País   Foto: Rogério Soares/AT

Sete escolas da rede estadual da Baixada Santista serão contempladas pelo Programa de Ensino Integral (PEI) em 2020. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) e o secretário de Educação Rossieli Soares, na última sexta-feira (13). Segundo o governo paulista, é a maior expansão do PEI da história de São Paulo.


Dentre os benefícios da iniciativa constam uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais e carga horária de até nove horas e meia.


No total o programa deve estar presente em, ao menos, 664 escolas da rede estadual do estado. A meta é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até 2023.Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade.


Na Baixada Santista, as escolas de Santos (E.EAzevedo Junior e E.E Visconde de São Leopoldo) , Praia Grande (E.EAbrahão Jacob Lafer Doutor e E.E Antonio NunesLopes da Silva Professor) e São Vicente (E.EAlbino Luiz Caldas Professor, E.EJosé de Almeida Pinheiro Junior Professor e E.EJosé Nigro Professor)foram selecionadas.


As 247 escolas estaduais que manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e levando-se em conta o grau de vulnerabilidade socioeconômica da comunidade atendida.


Ainda foram aderidas ao programa três escolas do Vale do Ribeira: a E.E AliceRodrigues Motta Professora, em Juquiá, a E. EArmando Gonçalves Professor, em Miracatu e a E.EKoki Kitajima, em Registro.


Entre as 417 escolas já contempladas, 92 já vigoram no modelo ETI (Escola de Tempo Integral). Embora tenham uma carga horária maior, elas possuem um currículo obrigatório diferente do proposto pelo PEI. Outras 155 unidades são da rede estadual de ensino regular.


“O tempo a mais que o aluno permanece na escola, com tutoria individualizada de professores, fortalece os vínculos de aprendizagem. Faz toda a diferença o regime de dedicação exclusiva de 40 horas semanais em uma única escola para o professor, melhorando a qualidade das condições de trabalho docente”, disse Rossieli Soares.


Sobre o PEI


Além da grade curricular diferenciada, os estudantes das escolas contempladas com o PEI terão clubes juvenis para que se organizem de acordo com temas de interesse como dança, xadrez e debates.


Os alunos também devem contar com o apoio do professor tutor para fortalecer seu conhecimento acadêmico e na orientação do projeto de vida. Eles frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos.


A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Das 240 escolas contempladas, 36 vão funcionar em um formato com carga horária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já trabalham. Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações.


Neste ano, 545 escolas da rede estadual manifestaram interesse em aderir ao PEI. Em 2021, outras escolas da rede terão prioridade na expansão do programa.


Logo A Tribuna
Newsletter