Considerada a segundo melhor data do ano para o comércio - perde apenas para o Natal -, o Dia das Mães é encarado com otimismo por representantes do comércio na Baixada Santista. Segundo pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), o consumidor da região deverá gastar, em média, de R$ 100, 00 a R$ 200,00 para celebrar a data. Estes valores foram citados por 32% das pessoas entrevistadas.
Já outros 27% dos entrevistados sinalizaram que o gasto para a comemoração ficará entre R$ 50,00 e R$ 100,00. Por outro lado, 22% dos filhos estão dispostos a desembolsar entre R$ 200,00 e R$ 300,00, enquanto 19% vão buscar presentes mais econômicos, que custam até R$ 50,00.
Produtos
O Sincomércio-BSVR apurou que os itens mais procurados serão roupas e calçados (65%), acessórios e joias (57%), cosméticos (54%), flores (47%), enfeites e decoração para a casa (37%), eletrodomésticos (20%) e eletrônicos (11%). Nesta questão, os entrevistados podiam selecionar mais de uma opção.
“Esse é um dos grandes artifícios do Dia das Mães e o motivo pelo qual traz um fluxo tão positivo para o varejo. Vários segmentos são contemplados, justamente por essa gama variada de presentes, que vai desde uma lembrancinha até eletrodomésticos para facilitar a vida da mãe. Ou seja, todo mundo tem a chance de aumentar seu faturamento nesse período”, afirma o presidente da entidade, Omar Abdul Assaf.
Em relação às formas de pagamento, 49% dos consumidores planejam utilizar o cartão de crédito, enquanto 23% optarão pelo débito e 17% pelo Pix. Apenas 11% pretendem pagar em dinheiro.
Empresários
O clima é de otimismo entre os empresários da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Dos entrevistados, 55% antecipam um aumento nas vendas em relação ao ano anterior. Entretanto, para os restantes 45%, as expectativas divergem: 31% acreditam que o nível de vendas permanecerá o mesmo, enquanto 14% temem uma queda nos números.
Entre os mais confiantes, 52% creem em um aumento de 8% nas vendas em comparação com 2023. Além destes, 33% projetam um acréscimo de até 5%. Por fim, 14% esperam um crescimento superior a 15% na receita.
Ainda de acordo com o Sindicato, lojistas da Baixada Santista e do Vale Ribeira já estão criando estratégias para atrair a atenção do consumidor. Entre as principais ações planejadas estão a oferta de novos produtos no mercado, decoração temática das vitrines e lojas, promoções e ofertas atrativas e o treinamento dos funcionários (8%). “É satisfatório ver que o comerciante está antenado às necessidades do consumidor e está pronto para criar descontos, capacitar a equipe e variar o estoque”, destacou Assaf.