Conheça o seu perfil investidor e saiba onde aplicar o dinheiro

Pesquisa em aplicativos de bancos e corretoras é uma forma de começar a definir para onde seu dinheiro poderá ir

Por: Marcelo Santos  -  22/01/22  -  17:17
  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A pesquisa de perfil de investidor feita nos aplicativos de bancos e corretoras é uma forma de começar a definir para onde seu dinheiro poderá ir. Com esse questionário, você saberá se é conservador (quer estabilidade, ainda que isso dê baixa rentabilidade), moderado (corre risco desde que a queda do saldo seja rápida) ou arrojado (não sofre na queda e aproveita para investir a preços baixos). A partir daí, são dois caminhos: renda fixa, mais conservadora, e a variável (bolsa, moedas, ouro).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Veja na prática como é possível diversificar conforme seu perfil. A coluna usa como exemplo carteiras sugeridas por uma corretora – não é para você usá-las como sugestão, apenas para o seu entendimento. Para o conservador, o assessor sugere investir 70% dos investimentos da pessoa em títulos públicos e privados (CDB, LCI, debêntures) e 30% em fundos de renda fixa. Aliás, o fundo sugerido está com 4% de rendimento anual, perdendo para a inflação.


A carteira moderada é mais pulverizada: 30% em fundos multimercado, 5% em fundos com ativos estrangeiros (ações) e 65% em renda fixa: fundos de títulos públicos (incluindo Tesouro Selic) e privados.


Na carteira arrojada, a pulverização é maior ainda: 10% de ações, 10% de fundos de ações, 10% de offshore (BDRS, que são títulos de empresas estrangeiras, mas negociados na bolsa paulista, e fundos com ações estrangeiras), 5% de fundos imobiliários (cotas negociadas na bolsa paulista), 25% de fundos multimercado, 5% de fundo cambial e 35% de renda fixa (fundos com Tesouro Selic e outros públicos e privados).


O conservador pode começar com títulos públicos com pouco mais de R$ 30 e algumas poucas centenas nos fundos. Se você é moderado ou arrojado, mas é iniciante ou tem pouco dinheiro (isso é relativo), diversifique aos poucos como se estivesse subindo uma escada. Os primeiros degraus ficam com o mais acessível, a renda fixa, e os mais altos, os ativos que exigem mais dinheiro e conhecimento. É fundamental aplicar todo mês. Não ache que apenas a rentabilidade vai deixá-lo endinheirado sem esforço.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter