Caderneta de poupança pode render abaixo de 3%

Para analistas do mercado, Banco Central reduzirá taxa Selic, que é a base do cálculo da rentabilidade, para 4,25%

Por: Marcelo Santos & Da Redação &  -  20/01/20  -  22:42
Sua reserva deve ser feita com renda fixa
Sua reserva deve ser feita com renda fixa   Foto: AdobeStock

Com a divulgação na semana passada de índices fracos da atividade econômica de novembro, cresceu a aposta em uma nova queda da taxa Selic no próximo mês. Se a previsão for confirmada, a rentabilidade da caderneta de poupança cairá abaixo de 3% ao ano.


Economistas das instituições financeiras acham que o Banco Central poderá realizar mais dois cortes na Selic neste ano, ao invés de suspender as reduções, como se esperava até o começo deste mês.


Hoje, a Selic está a 4,5% ao ano. O corte esperado é de 0,25% e, se consumado, a taxa cairá para 4,25%.


A decisão do corte será tomada nos dias próximos dias 4 e 5 pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.


No caso da caderneta, o impacto é direto. A aplicação é reajustada com base em 70% da Selic mais a taxa referencial (TR), que está zerada.


Com base nessa regra, hoje a poupança rende para os próximos 12 meses 3,15% ao ano. Para quem tinha o dinheiro aplicado no ano passado, o rendimento ficou por volta de 4% porque estava sujeito às Selics anteriores, mais altas.


Mas e se a Selic cair para 4,25%? A caderneta despencará para 2,975%, rompendo a barreira psicológica dos 3%. Como a inflação pelo Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2019 em 4,31%, a aplicação não garantirá nem o mínimo, que é a proteção monetária do dinheiro. Na prática, esse investidor perde poder aquisitivo.


Carne e transportes


Essa situação só não será pior se a inflação de janeiro cair. Apesar do governo disparar notas de que o preço da carne começa a perder fôlego, o fator da alta continua, que é a falta desse item na mesa dos chineses.


Além disso, o transporte público deve pesar nos índices de inflação com o reajuste dos ônibus, metrô e trens das grandes e médias cidades neste mês.


O mau sinal para a caderneta continua, com uma suposta segunda queda da Selic em meados de março se a economia não se reaquecer. A Selic cairia para 4% e a poupança para 2,8%.


O que fazer


Porém, a queda da Selic é positiva para o conjunto do país, pois estimula o consumo e o investimento das empresas. O melhor caminho é não se aborrecer e diversificar suas aplicações, olhando para fundos e até a bolsa.


Logo A Tribuna
Newsletter