Vereador pede segurança no Chico de Paula, em Santos

Confira este e outros destaques da coluna Dia a Dia desta segunda-feira, 15 de abril de 2024

Por: Maurício Martins e equipe  -  15/04/24  -  18:45
  Foto: Reprodução

Mais segurança para o Chico de Paula, na Zona Noroeste de Santos. Este é o pedido do vereador santista Sérgio Santana (PL), que enviou ofício ao comando da Polícia Militar de Santos pedindo a intensificação de rondas ostensivas devido aos roubos no bairro. Segundo o parlamentar, um dos pontos mais problemáticos é a Rua Ana Santos. Santana, que é policial militar reformado, descreve a situação vivida por quem mora ou trabalha no local. “Essa região oferece acesso fácil e tranquilo a criminosos que desejam realizar roubos à mão armada. Motoristas e, especialmente, caminhoneiros têm sido alvos frequentes de meliantes”. Ainda de acordo com Santana, relatos dão conta de que os assaltantes se aproximam dos veículos, apontam armas às vítimas e exigem que entreguem seus pertences, seja o conteúdo do porta-malas ou as mercadorias dos caminhões. “A situação é ainda mais preocupante porque não há nenhum dispositivo de segurança que possa identificar esses criminosos”.


Coleiras reflexivas

O vereador santista Fabrício Cardoso (Pode) apresentou um projeto de lei complementar (PLC) na Câmara Municipal obrigando a Prefeitura de Santos a fornecer coleiras reflexivas aos cães comunitários e pertencentes a pessoas em vulnerabilidade social.


Codevida

Segundo a proposta do vereador, a Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) disponibilizaria as coleiras reflexivas no atendimento ou no ato da entrega aos tutores ou responsáveis dos cães comunitários ou pertencentes a pessoas em situação de vulnerabilidade social, como forma de prevenir acidentes com motoristas no trânsito.


Justificativa

Cardoso diz que os animais nos casos citados no PLC estão expostos a um risco maior de acidentes pelo tempo em que permanecem nos logradouros públicos. “Podemos afirmar que os atropelamentos que ocorrem no período noturno se devem à falta de visibilidade desses animais pelos motoristas”, destaca o vereador.


Reestruturação

Reativado e reorganizado recentemente em Praia Grande, o Partido Verde (PV) afirma que lançou como pré-candidato a prefeito o professor Afonso Ueno, além de escolher para vice o major Moriki, da Polícia Militar (PM).


Com força

A direção da sigla promete mostrar força no pleito municipal, em outubro deste ano. “O atual momento do Município requer uma candidatura realmente comprometida com projetos na Educação e Segurança”, destaca a direção do partido, em nota à reportagem.


Quem acredita...

Suplente de vereador em Santos, Lipe Albino (PSB) está na expectativa de que a 1a reunião da comissão de trabalho que vai tratar da regulamentação da lei criada por ele, sobre o fornecimento de remédios à base de cannabis na Cidade, ocorra ainda em abril.


... sempre alcança

O encontro inicial deve reunir Albino, pesquisadores, especialistas e representantes de instituições canábicas e da Secretaria Municipal de Saúde. Vale lembrar que a lei foi sancionada em Santos em dezembro do ano passado.


‘Estourado’

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), que tentará a reeleição em outubro, anda popular nas redes sociais. No fim de semana, postou o forró do prefeito ‘estourado’, acompanhado de vídeo cumprimentando pessoas ao ritmo da música, que diz: “Eu e o estourado, o prefeito mais amado, o prefeito estourado”.


Sucesso

Quem tem feito bastante sucesso com esse estilo de comunicação com o público é o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que aposta em músicas, bordões e postagens com doses de humor para divulgar o trabalho no Poder Executivo.


Frase

"Estamos falando de um modelo de negócio que vive do engajamento mais motivado por ódio, mentiras, ataques às instituições...”

Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), após Elon Musk (dono do X) criticar o ministro Alexandre de Moraes.


Logo A Tribuna
Newsletter