Vereador de Cubatão preso diz que recebia dinheiro de empresário para fazer 'trabalho político'

Ricardo Queixão (PSD) prestou depoimento ao Ministério Público

Por: Maurício Martins e equipe  -  28/04/24  -  06:41
Ricardo Queixão (PSD), de Cubatão, foi preso
Ricardo Queixão (PSD), de Cubatão, foi preso   Foto: Reprodução/Redes sociais

O vereador de Cubatão e ex-presidente da Câmara da Cidade Ricardo Queixão (PSD) admitiu, na semana passada, em depoimento ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP), que recebia valores mensais de R$ 5 mil de um empresário que possuía contratos com o Poder Legislativo. Os detalhes do depoimento foram divulgados pelo jornal O Globo. Queixão foi um dos presos, dia 16, na Operação Munditia, que mirou esquema de fraudes em licitações que favoreciam empresas ligadas ao PCC. O vereador disse que recebia “ajuda” mensal do empresário Vagner Borges Dias, apontado como principal nome do esquema criminoso e que está foragido. Segundo Queixão, os valores eram pagos por meio de Pix em troca de seu “trabalho político” e apoio a um candidato a deputado federal que seria indicado pelo empresário. O vereador confirmou que passava chaves Pix de outras pessoas para receber pagamentos: sua mulher, a cunhada, um sobrinho e dois servidores da Câmara.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Choro e renúncia

Ainda conforme O Globo, Queixão relatou que continuou a receber “ajuda” do empresário após ter deixado a presidência da Câmara, o que provaria que os pagamentos não tinham “nada de envolvimento com questão de licitação”. O vereador chorou ao fim de seu depoimento, anunciando que pretendia renunciar ao cargo na Câmara.


Política: “porcaria”

“Não quero mais saber de política, não. Foi uma porcaria na minha vida. Saindo daqui eu vou renunciar ao meu cargo, doutor. Não quero mais saber disso porque eu nunca passei por essa situação, não”, disse o parlamentar preso.


Denúncia

Queixão foi denunciado na quinta-feira pelo MP-SP junto a outras seis pessoas por integrarem organização criminosa. Em outras duas denúncias, mais dez foram acusados de envolvimento com o esquema, que teria movimentado R$ 200 milhões em contratos públicos. A prisão temporária do vereador foi convertida em preventiva.


Defesa

Procurado pela coluna, o advogado do vereador, Felipe Cassimiro Melo de Oliveira, disse que o recebimento de Pix para futuro apoio de projeto político “não implica na prática de infração penal”.


Sem sentido

O defensor do vereador acrescentou que, “conforme já devidamente comprovado nos autos”, Vagner, que seria o líder da suposta organização criminosa, surge em Cubatão a partir de uma licitação ocorrida e encerrada em 2020. “Ou seja, antes da presidência de Ricardo (2021-2022). Não faz sentido a hipótese acusatória”.


Mais de perto

De volta à presidência do União Brasil em São Vicente, o coordenador regional do partido, Givanilse dos Santos, o Gil do Conselho, disse que reassumiu o diretório municipal porque está “tocando mais de perto as pré-campanhas” para a Câmara.


Sem se opor

Gil afirma não terem fundamento rumores de que o partido estaria se distanciando do prefeito Kayo Amado (Pode). A deputada estadual Solange Freitas (União), que concorreu com Amado em 2020 e com o qual está alinhado politicamente, tem feito postagens críticas a serviços públicos vicentinos.


A pedidos

“A deputada tem atendido aos pedidos da população em relação a problemas na Cidade. E a Solange prefere ir ver o problema de perto e conversar com as pessoas. Os pedidos são encaminhados à Prefeitura. Seguimos o mesmo caminho”, declara Gil.


Jornalista homenageado

Será às 11h30 de terça-feira a homenagem ao jornalista Manuel Alves Fernandes, o Maneco, que trabalhou em A Tribuna por 45 anos e morreu em 2018, aos 73. Uma placa será colocada na ponte que leva o nome dele, em Cubatão.


Frase

"Há quanto tempo São Paulo espera por isso (retomada das obras)? Em 2026, o Rodoanel Norte será, finalmente, entregue”

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador, nas redes sociais, sobre o início das obras do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas.


Logo A Tribuna
Newsletter