São Vicente pede prioridade na construção de ciclovia antes do VLT

Confira este e outros destaques na coluna Dia a Dia deste domingo, 14 de abril de 2024

Por: Rafael Motta e equipe  -  14/04/24  -  13:41
Terceira fase de obras do VLT ligará as áreas Insular e Continental de São Vicente
Terceira fase de obras do VLT ligará as áreas Insular e Continental de São Vicente   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A discussão sobre a mobilidade urbana na Ponte A Tribuna (dos Barreiros), que liga as áreas Continental e Insular de São Vicente, ganhou um acréscimo na audiência pública promovida na Cidade, na quarta-feira, pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente. Durante o debate, no qual se expuseram detalhes das futuras obras da terceira fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o prefeito Kayo Amado (Pode) pediu ao Governo do Estado prioridade à construção da ciclovia já prevista no projeto. Pelo cronograma, a recuperação da parte ferroviária paralela à ponte terminará em 2026, ano em que se prevê a continuidade dos serviços do VLT entre Barreiros e Samaritá. Amado requer que a pista para ciclistas fique pronta antes da conclusão dos trabalhos na ferrovia, como forma de oferecer uma opção adicional e segura de tráfego a quem precisa circular entre as duas zonas vicentinas. Como já dito, o VLT mesmo deverá estar circulando na parte continental no segundo semestre de 2028.


Tempo de prisão

Um projeto de lei apresentado durante a semana pela deputada federal Rosana Valle (PL) prevê aumentar o prazo mínimo que devem ficar na cadeia os condenados por crimes hediondos. O direito à progressão de pena para quem está em regime fechado se dá após o cumprimento de 40% da condenação. Rosana espera que suba para 60%.


Crimes hediondos

Entre os tipos hediondos, estão tráfico de drogas, estupros e homicídios. Na prática, a concessão do regime semiaberto demoraria mais. O tempo mínimo também aumentaria para chefes de facções e milicianos (de 50% para 70%) e reincidentes em crimes hediondos com mortes (de 70% para 80%).


Para animais

Em Praia Grande, o Município terá R$ 3,5 milhões para a construção de um espaço de pronto atendimento para animais domésticos. O dinheiro virá de emenda ao Orçamento da União proposta pelo deputado federal Alberto Mourão (MDB).


Serviços

O parlamentar afirma que o chamado Pronto Atendimento Pet ficará ao lado do Cemitério Morada da Grande Planície, no Bairro Antártica. Propiciará pequenas cirurgias, serviços de emergência e abrigo para cães e gatos, com local para adoção. As obras poderão começar no meio do ano, declara Mourão.


Cannabis

O deputado estadual Caio França (PSB) teve do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, a confirmação de que começará em maio a distribuição de medicamentos à base de Cannabis na rede pública de saúde paulista. Foi em audiência pública da pasta, na terça-feira.


Ligado à cultura

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Cidade, Paulo Eduardo Costa, é pré-candidato à Câmara de São Vicente. Ex-secretário adjunto de Cultura e crítico da atual gestão, está filiado ao PDT. Ele declara que se licenciará caso tente a vereança.


IPTU congelado

Pré-candidato a vice-prefeito pelo Mobiliza, o vereador Rodrigo Rosário apresentou projeto para que o valor do IPTU em Praia Grande seja congelado. Ele argumenta que a Prefeitura de Guarulhos (SP) faz o mesmo desde 2017 e, apesar disso, está reduzindo suas próprias dívidas e fazendo obras.


Considera bom

Rosário considera que, se aplicado em Praia Grande, o IPTU congelado resultaria em inadimplência menor por parte de contribuintes.


Distinção

O vereador Francisco Nogueira (PT) propôs a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas, maior distinção concedida pela Câmara de Santos, ao médico infectologista Evaldo Stanislau.


Pela saúde

O profissional seria homenageado por “sua contribuição na área da saúde”. Stanislau já foi vereador.


Frase

Só de teimosia, o (Alexandre) Padilha vai ficar por muito tempo nesse ministério (de Relações Institucionais)”

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente, para quem “não tem ninguém melhor preparado para lidar com adversidade dentro do Congresso”.


Logo A Tribuna
Newsletter