Muda partido dominante na Câmara de Cubatão

Confira este e outros destaques da coluna Dia a Dia desta quarta-feira, 27 de março de 2024

Por: Rafael Motta e equipe  -  27/03/24  -  18:44
  Foto: Divulgação

As sessões ordinária e extraordinária de ontem da Câmara Municipal, na qual se aprovaram projetos como o que elevará em 5% o salário do funcionalismo municipal, foram marcadas por uma nova distribuição partidária. Desde esta terça-feira (26), o PSD do pré-candidato a prefeito César Nascimento (foto) detém a maioria das cadeiras no Legislativo: oito das 15. É assim porque, na véspera, em evento na Associação Comercial e Industrial da Cidade e com presença do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, houve filiações. Além de Nascimento, entraram no PSD cinco vereadores. Três eram do PSDB (Allan Matias, Ricardo de Oliveira, o Queixão, e José Afonso, o Afonsinho), um do PL (o presidente do Legislativo, Joemerson Alves de Souza, o Cleber do Cavaco) e um do Republicanos (Marcos Roberto Silva, o Tinho). Na sessão, a vereadora Maria Jaqueline da Silva, a Jaque Barbosa, vice-presidente da legenda na Cidade, deu boas-vindas a César Nascimento, atual secretário de Governo.


A decidir

Ainda não há consenso sobre o que fará em Praia Grande a Federação PSOL Rede, que une os dois partidos em nível nacional desde 2022.


Rede: sim

Em mensagem, o primeiro coordenador-geral da Rede Sustentabilidade na Cidade, Marcelo Américo de Santana, disse que a federação decidiu apoiar a pré-candidatura a prefeito - ainda não anunciada, entretanto - do deputado federal Alberto Mourão (MDB). “O apoio será programático”, declarou.


PSOL: não

A coluna perguntou ao filiado do PSOL Jaspe Lopes Bastos, o Jasper, que concorreu à Prefeitura nas últimas quatro eleições, se a informação do acordo com Mourão era procedente. “Não”, respondeu, por escrito. Até o término desta coluna, não declarou se a discussão ocorreu nem se é pré-candidato.


Raquel: nada

A prefeita Raquel Chini (sem partido) ainda não decidiu se tentará à reeleição nem por qual sigla. Nesta quarta-feira (27), faz uma semana que ela pediu desfiliação à direção local do PSDB.


Orientador

Em Santos, o Avante filiou o escrevente técnico judiciário Henrique Gainete. Segundo o presidente municipal da legenda, Denis Protazio, Gainete será diretor de comissão eleitoral para orientar a futura chapa de candidatos a vereador.


Sessão extra

A Câmara santista terá sessão extraordinária nesta quarta. Haverá votação final de três projetos: para alterar vencimentos de categorias de servidores, complementar salários de técnicos de enfermagem e, na Casa, alterar norma de cargos e funções.


Preocupação

O vereador Benedito Furtado (PSB) apresentou, nesta terça, três requerimentos na Câmara de Santos relacionados à feira do rolo que, aos domingos pela manhã, ocorre nas proximidades do Mercado Municipal, na Vila Nova.


Força-tarefa

Furtado pediu uma força-tarefa às polícias Civil e Militar e à Guarda Civil Municipal nas imediações da Avenida Campos Salles, próximo ao número 42 até o pontilhão. Espera providências contra “a venda de objetos oriundos de crimes”.


Arborização

Após a queda de 25 árvores, na semana passada, em razão de ventos de até 134,5 km/h, o vereador Francisco Nogueira (PT) indaga à Prefeitura se terá “condições técnicas adequadas para vistoriar” os cerca de 35 mil exemplares existentes na Cidade. E, se não dispuser, como evitar novos incidentes.


Níveis e mínimo

A Câmara de Mongaguá aprovou projeto de lei complementar do Executivo para ajustar os níveis salariais do funcionalismo. A correção não é uniforme, mas varia conforme o cargo e funções gratificadas exercidas eventualmente. O menor salário pago aos servidores no Município será de R$ 1,7 mil.


Frase

“Acredito que vamos comemorar aqui, em Cubatão, a melhor performance do PSD no Estado de São Paulo”

Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, em evento do partido em Cubatão.


Logo A Tribuna
Newsletter