Fusão de empresas e demissão coletiva podem afetar serviço de ônibus de 3 cidades do Litoral de SP

Alerta foi feito pelo sindicato da categoria

Por: Rafael Motta e equipe  -  07/05/24  -  17:07
Atualizado em 08/05/24 - 12:47
  Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

O alerta foi levantado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e Região: no dia 2, a instituição recebeu comunicado da Expresso Fênix Viação Ltda., concessionária do transporte coletivo em Cubatão, Itanhaém e Peruíbe, “informando que a empresa pretende promover a demissão coletiva dos motoristas” ainda neste mês.

Mas, após convocar assembleias extraordinárias para quinta-feira (9) nessas cidades, descobriu se tratar de outra questão. O vice-presidente, José Alberto Torres Simões, o Betinho, afirma ter apurado com dirigentes dessas empresas que a Fênix está encerrando as atividades e será fundida à Santa Cecília Turismo.

Esta atua em municípios como São Vicente e é conhecida como SOU, sigla para Sistema de Ônibus Urbano. Ainda segundo Betinho, as prefeituras das três cidades onde a Fênix trabalha na região estão sendo consultadas para saber se a SOU poderá, simplesmente, substituir a Fênix ou se será preciso nova licitação.


Para transferir
A Prefeitura de Itanhaém confirmou ter recebido ofício da Fênix nesta segunda (6), “solicitando anuência para transferência do contrato vigente para outro CNPJ pertencente ao mesmo grupo econômico”. O pedido está sob análise da Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança.


Também ciente
Cubatão também recebeu da concessionária solicitação de “providências no atual contrato e aguarda análise da Procuradoria-Geral do Município para posterior manifestação”. “O Governo Municipal ressalta que, em acordo com a empresa Fênix, não haverá prejuízo” aos funcionários do atual contrato.


Compromisso
Em Peruíbe, a Prefeitura “não foi comunicada a este respeito”. Porém, citou estar em pauta “alteração contratual permitida” e que a Secretaria de Administração analisa a possível mudança. “A empresa firmou compromisso pela manutenção dos empregos”, diz, em nota.


São 275 funcionários
Há 166 funcionários em Cubatão, 68 em Itanhaém e 41 em Peruíbe. A coluna não obteve resposta de um dirigente da Fênix e não localizou representantes da Santa Cecília.


Possibilidades
Por parte do Sindicato dos Rodoviários, Betinho cogita a hipótese de que, com a mudança de CNPJ, os empregados sejam demitidos, recebam direitos trabalhistas e sejam reaproveitados na nova empresa.


Por 15 anos
Nas três cidades, a Fênix detém concessão do transporte por 15 anos: a partir de 2019 em Cubatão, de 2021 em Itanhaém e do final do ano passado em Peruíbe.


Não basta ser pai
Às vésperas do Dia das Mães, está em pauta para primeira votação, nesta terça (7), na Câmara de Santos, projeto do vereador João Neri (União) para que se inclua no calendário oficial da Cidade o “Dia dos Pais Responsáveis”, todo 14 de agosto.


Tem que participar
A ideia, diz Neri, é alertar a coletividade dos “direitos, deveres e obrigações de ordens moral, social, material e, principalmente, afetiva decorrentes dos elos” entre homens, mulheres e seus filhos.


Sossego público
A Câmara também votará, mas em discussão final, projeto da vereadora Débora Camilo (PSOL) para que buzinas de trens não soem das 22 às 6 horas. Só se permitiria usar os sinos das locomotivas.


Secretariado
Marcus Neves Fernandes não é mais secretário de Meio Ambiente de Santos. O jornalista se exonerou ontem do cargo, no qual estava desde 4 de abril, em substituição ao vereador Marcos Libório (Republicanos). Fernandes, agora, torna-se assessor do Gabinete da pasta. A coluna apurou que o novo secretário será o engenheiro químico Márcio Gonçalves Paulo, que já foi titular de Meio Ambiente na gestão passada e na atual.


"Cada centavo que for colocado para combater uma coisa dessas tem que ser colocado naquilo que foi colocado. Ele não pode ser desviado”

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente, ao prometer auxílio federal ao Governo do Rio Grande do Sul em decorrência das cheias no Estado.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter