Ex-vereadora de Guarujá é inocentada pelo TJ-SP

Confira este e outros assuntos na coluna Dia a Dia desta sexta-feira, 29 de março de 2024

Por: Rafael Motta e equipe  -  29/03/24  -  16:38
  Foto: Alexsander Ferraz/AT

A ex-vereadora Andressa Sales, de Guarujá, e o ex-assessor Kennedy Gama dos Santos, o Gordão, foram inocentados em segunda instância da acusação do crime de concussão – no caso, a rachadinha.

“Tem-se mesmo conjunto probante escasso, restrito às declarações extrajudiciais”, escreveu o relator do processo no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador Geraldo Wohlers, para justificar a manutenção da decisão de 1ª instância, da 2ª Vara Criminal de Guarujá.

Segundo a acusação, entre janeiro e junho de 2017, ao menos por seis vezes, a então vereadora e o assessor teriam exigido de outro assessor a devolução de R$ 3 mil, do salário de R$ 7,7 mil.

“No curso dos autos ficou provado que não existiu nenhum pedido da ex-parlamentar de qualquer vantagem indevida, nem para si, nem para outrem”, afirma o advogado de Andressa, Caio Nunes. Ela foi eleita vereadora em 2016, com 1.799 votos. Em 2020, ela não se reelegeu ao Legislativo guarujaense.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Rasgou elogios
Em evento de filiação da secretária de Políticas para a Mulher de São Paulo, Sonaira Fernandes, e da vereadora paulistana Rute Costa ao PL, esta semana, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) rasgou elogios à deputada federal Rosana Valle, que é presidente estadual do PL Mulher.


“Incansável”
“Ela está toda hora levando demanda”, disse o governador sobre Rosana. “Se a gente está hoje celebrando um túnel Santos-Guarujá, tem trabalho da Rosana. Se vai resolver a Curva do S, tem trabalho da Rosana. Ela é incansável”, discursou.


Será?
Por falar em Tarcísio, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, na filiação do senador Izalci Lucas (DF) ao PL, que está prestes a trazer um “governador peso pesado” ao partido. “Virá brevemente um governador peso pesado. São pessoas que têm um pensamento muito semelhante”. Será o governador paulista, cujo nome é especulado há meses na legenda? O tempo dirá.


Urgência concedida
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) celebrou a aprovação do pedido de urgência na tramitação, na Câmara, dos Projetos de Lei 5.923 e 5.921, ambos de sua autoria, de dezembro de 2023.


Auxílio a PcDs
Os dois PLs preveem benefícios a pessoas com deficiência (PcDs). O primeiro garante a esse público atendimento prioritário nos serviços de saúde, sem necessidade de agendamento ou limite diário. Já o segundo projeto de lei estabelece regras para contratos de estágio para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Assédio no transporte
O Projeto de Lei (PL) 73/2023, de autoria da vereadora Jaque Barbosa (PSD), que combate o assédio sexual no transporte público, foi aprovado em primeira discussão pela Câmara de Cubatão.


Comunicação
O PL prevê duas vertentes principais: o da comunicação, que deve ser feita pela empresa concessionária, das medidas que devem ser adotadas pelas vítimas em caso de assédio sexual ou violência contra a mulher, e a possibilidade da Guarda Civil Municipal instalar telefone específico para denúncias desse tipo.


Grupo de trabalho
O texto também propõe a criação de um grupo de trabalho, sob orientação da Secretaria de Segurança do Município, em parceria com Companhia de Trânsito, para capacitar e tornar eficaz o atendimento a esse tipo de ocorrência.


Nova APAA
Prefeitura de Guarujá convida a sociedade civil para ouvir sugestões sobre a criação de uma terceira Área de Proteção Ambiental (APA) na Cidade, na região sudoeste. Será terça-feira, das 17h30 às 19h30, na Supmar Marina & Estaleiro (Avenida Maria de Oliveira Chere, 140, Astúrias).


“Passados 60 anos do golpe militar de 1964, é imperativo recordar e repudiar veementemente esse triste capítulo da história brasileira”
Documento da bancada do PT na Câmara, após o presidente Lula vetar atos do governo sobre os 60 anos da ruptura democrática.


Logo A Tribuna
Newsletter