Ex-adversários da Baixada Santista se unem para eleição à Prefeitura

Confira este e outros assuntos na coluna Dia a Dia desta sexta-feira, 26 de abril de 2024

Por: Rafael Motta e equipe  -  26/04/24  -  20:09
  Foto: Divulgação/ Prefeitura de Itanhaém

Comprovando que composições partidárias locais se sobrepõem a embates intitulados como ideológicos, o ex-prefeito e pré-candidato ao Executivo de Itanhaém pelo PL, Marco Aurélio Gomes, conseguiu apoio de um ex-adversário de outro ponto do espectro político. É Marcelo Strama, filiado ao PSB e com quem disputou a mais acirrada eleição da história da Cidade, em 2012, vencida por Gomes por 973 votos (2,02 pontos percentuais).

O liberal e seu pré-candidato a vice, que é o atual vice-prefeito, Rodrigo Dias (PP), estiveram em Brasília na terça-feira (23), onde Strama trabalha como diretor do Ministério do Empreendedorismo e os recebeu. Gomes classifica a união como “um fato histórico”. Para Marcelo Strama, é “necessário que todas as lideranças que queiram o bem da Cidade devam estar unidas” e “compreendo que o (ex-) prefeito Marco Aurélio é o mais preparado para este desafio”. O PSB itanhaense, presidido por seu irmão, Sandro Strama, “fechou questão” nesse ponto.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Dando voltas
Como curiosidade, um membro do diretório municipal do PSB em Itanhaém é o ex-prefeito João Viudes Carrasco (1997-2000). O vice dele era João Molina Cervantes, avô do atual prefeito, Tiago Cervantes (Republicanos) — que foi vice de Marco Aurélio Gomes, com quem terminou rompendo politicamente.


Contraste
O fato de PL e PSB estarem unidos em Itanhaém contrasta com uma decisão tomada recentemente sobre a corrida eleitoral santista.


Novo caminho
O presidente do Solidariedade em Santos, Edson Antonio de Souza, o Piru, declarou que o partido não mais apoiará a pré-candidatura da deputada federal Rosana Valle (PL) à Prefeitura. Souza alega que interlocutores dela teriam dito não ver interesse no apoio do Solidariedade, por “ser de centro-esquerda”.


Noutro campo
“Gosto dela (Rosana), mas não da atitude de assessores dela. Então, meu grupo vai apoiar o Paulo Alexandre (Barbosa, deputado federal pelo PSDB)”, decidiu Edson Piru. A coluna procurou o coordenador regional do PL, deputado estadual Tenente Coimbra, sem retorno.


De cada um
O dirigente do Solidariedade não cita Barbosa, necessariamente, como pré-candidato a prefeito. Como publicou a coluna, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) salientou ser o pré-candidato, e o deputado, “líder político”.


Hoje, novo ano
Sem se dizer pré-candidato a prefeito, mas com postagens semanais de quando era, o deputado federal Alberto Mourão (MDB) faz 70 anos.


Para dar samba
Mais um elemento poderá ser declarado patrimônio cultural imaterial de Santos. Nesta quinta (25), em primeira discussão, a Câmara aprovou projeto de lei do vereador Lincoln Reis (Pode, foto) para se reconhecer dessa forma o Samba da Mangueira do Morro São Bento.


Cultural
A roda de samba é uma expressão cultural de 2007, mais recente do que outras — como o tamboréu, do qual se aprovou em discussão final projeto de Paulo Miyasiro (Republicanos). Ocorre todo sábado à tarde, na Praça Largo São Bento, até antes da missa das 19h na Paróquia Nossa Senhora da Assunção.


Arquivada
O juiz da 340ª Zona Eleitoral de São Vicente, Guilherme da Costa Manso Vasconcellos, arquivou ação contra o coordenador regional do União Brasil, Givanilse dos Santos, o Gil do Conselho. Julgou não haver irregularidade no fato de Gil ter divulgado enquetes eleitorais em redes sociais em março. Alegou que tal proibição vale apenas de 15 de agosto em diante.


Recorrerá
O autor do processo, Rui Elizeu de Matos Pereira, pré-candidato à Prefeitura de São Vicente, pedirá ao juiz que reconsidere a decisão.


“(A previsão) É um conjunto de ações que permitem que a gente tenha esse otimismo em relação ao orçamento do próximo ano e aos valores”

Fábio Ferraz, secretário de Governo de Santos, ao entregar à Câmara, ontem, o projeto da Lei Orçamentária Anual, que prevê R$ 5,2 bi em receita.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter