Diálogos buscam ajudar 'herdeiro' de gestão tucana

Confira este e outros destaques da coluna Dia a Dia desta quinta-feira, 11 de abril de 2024

Por: Rafael Motta e equipe  -  11/04/24  -  20:56
 Adilson Luiz de Jesus na foto
Adilson Luiz de Jesus na foto   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

A desintegração do PSDB na região pode ser amenizada por causa da federação do partido com o Cidadania. Essa união fará a legenda tucana ter apoio de vereadores que são pré-candidatos à reeleição em Guarujá. É a única Cidade na qual o PSDB lançará um postulante ao Executivo indicado pela gestão atual. Os três atuais vereadores no Cidadania são Marcio Nabor Tardelli, o Marcio Pet Shop, Mario Lucio da Conceição e Sérgio Jesus dos Passos, o Sérgio Santa Cruz. No domingo (7), eles se reuniram com o pré-candidato do PSDB à Prefeitura, Adilson Luiz de Jesus (foto acima). Também foram postulantes do Avante. Um deles, o vereador José Francinaldo de Vasconcelos, o Naldo Perequê, também pré-candidato a prefeito, mas tido como possível vice para Jesus. Por ora, a atual Administração lança obras. Na segunda (8), o prefeito Válter Suman (PSDB) assinou ordem de serviço para ações em 86 ruas de 24 bairros, com R$ 80 milhões em verba federal e contrapartida local de R$ 3,030 milhões.


Alô

Uma das formas de saber quais vereadores da região mudaram de sigla na janela partidária foi telefonando para gabinetes. Em um deles, uma vereadora atendeu e confirmou que havia se transferido.


Costume

O repórter, sem entender se ela havia dito PSB ou PSD, perguntou: “Partido Socialista Brasileiro?”. Ela disse: “Partido Socialista... o do Kassab”. Quando, então, o repórter afirmou “Partido Social Democrático”, a vereadora comentou: “Isso. Até me acostumar...”, brincou.


Desabrigado

E um vereador acabou sem legenda quando a janela partidária se fechou, no sábado (6): Henrique Garzon, de Itanhaém. Eleito pelo Podemos, tinha ido ao Republicanos na janela e era pré-candidato à Prefeitura. Mas, na semana passada, o prefeito Tiago Cervantes trocou o PSD, justamente, pelo Republicanos.


Reviravolta

Não só: Cervantes também passou a presidir o partido, no lugar de Francisco Garzon - pai de Henrique. O vereador buscou outra legenda, Mobiliza ou PMB, para buscar o Executivo, mas não obteve condições. Nem a reeleição à Câmara poderá tentar. “Tiraram a gente do jogo”, lamentou, em vídeo no Instagram. “A política é pesada, e eu acho que não nasci para isso, não.”


Dida, no sábado

A doutora em Ciências Sociais Aldenir Dias dos Santos, a Dida das Marias, terá sua pré-candidatura à Câmara de Santos pelo PSOL lançada no sábado (13), às 17 horas. Hoje, ela é primeira suplente. A vereadora Telma de Souza (PT), pré-candidata à Prefeitura, é aguardada.


Carabina

Foi enterrado nesta quarta-feira (10), no Cemitério da Filosofia, o corpo do ex-vereador Jorge Vieira da Silva Filho, o Carabina. Ele morreu na terça-feira (9) à noite, aos 74 anos, no Complexo Hospitalar dos Estivadores, após complicações provocadas por um AVC. A Prefeitura decretou luto oficial por três dias.


Trajetória

Carabina exerceu três mandatos consecutivos entre 2005 e 2016. Suplente na legislatura seguinte, voltou à Câmara quando o vereador Carlos Teixeira Filho, o Cacá Teixeira (PSDB), foi nomeado secretário de Gestão. Estivador aposentado, notabilizou-se por ações esportivas com crianças e jovens. Deixa mulher e cinco filhos.


Vascular

O vereador em exercício Adriano Catapreta (PSD) terá um projeto de lei de sua autoria, de 2019, votado hoje, em discussão final, pela Câmara de Santos. É o que visa a criar o Programa Municipal de Atendimento Vascular.


Curativos

Planejado para pacientes com doenças vasculares e lesões de pele causadas ou agravadas por elas, o programa teria uma central de curativos com cirurgião vascular e enfermeiro especializado.


Frase

“As prerrogativas existem para proteger a atuação parlamentar, em uma lógica de proteção dos interesses coletivos, e não, individuais”

Darci de Mattos (PSD-SC), deputado federal, relator do parecer para manter a prisão de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ)


Logo A Tribuna
Newsletter