Pesquisa indica as 38 melhores empresas para profissionais LGBT+ trabalharem

Estudo fez análise abrangente sobre adoção de políticas inclusivas em empresas de diversos tamanhos e setores

Por: Estadão Conteúdo  -  10/06/22  -  18:10
Mais de 100 organizações nacionais e multinacionais atuantes no Brasil aderiram ao estudo
Mais de 100 organizações nacionais e multinacionais atuantes no Brasil aderiram ao estudo   Foto: Imagem Ilustrativa/Pixabay

Uma pesquisa divulgada na quinta-feira (9), selecionou as 38 melhores empresas para pessoas LGBT+ trabalharem no Brasil. Em sua primeira edição, o estudo "Melhores Lugares para Trabalhar para Pessoas LGBTI+ 2022" foi realizado pelo Instituto Mais Diversidade em parceria com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Human Rights Campaign Foundation (HRC), que realiza, nos Estados Unidos, o Índice de Igualdade Empresarial desde 2002


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O estudo fez uma análise abrangente sobre a adoção de políticas inclusivas relacionadas a pessoas LGBT+ em empresas de diversos tamanhos e setores. Na metodologia, os critérios foram baseados na experiência de implantação do Índice de Igualdade Empresarial do HRC, considerado uma referência dos requisitos que uma empresa deve cumprir para ser considerada inclusiva em relação à população LGBT+ nos Estados Unidos.


Para avaliar as práticas, foram considerados cinco pilares fundamentais: Políticas e documentos institucionais de não-discriminação; Governança em Diversidade e Inclusão; Educação para a diversidade LGBT+; Compromissos Públicos e Monitoramento da inclusão LGBT+.


Mais de 100 organizações nacionais e multinacionais atuantes no Brasil aderiram ao estudo, mas 60 completaram o questionário. Dessas, 38 receberam a nota máxima de 100 pontos e 22 obtiveram notas entre 0 e 90 pontos.


Segundo Ricardo Sales, CEO do Instituto Mais Diversidade, a pesquisa mostra que as questões de diversidade e inclusão têm se firmado nas agendas do meio empresarial brasileiro, mas que ainda há muito a ser feito.


"Temos o desafio de fazer o tema avançar em organizações de pequeno e médio porte, além de empresas fora do Sudeste. Para avançar, é preciso comprometimento das lideranças, visão estratégica para o tema e definição de metas e objetivos claros para esta pauta", disse Sales.


O CEO também destaca que os avanços não chegam para todas as pessoas nem na velocidade necessária. "Precisamos avançar na inclusão de pessoas trans e de pessoas LGBT negras", ressalta.


Confira abaixo as 38 empresas que obtiveram a pontuação máxima no Índice de Melhores Lugares para Pessoas LGBTI+ Trabalharem:

-3M do Brasil-Accenture do Brasil
-Adidas do Brasil-Alcoa
-Atento Brasil-Bain & Company
-BASF
-Becton Dickinson-C6 Bank
-Carrefour Comercio e Industria
-Chubb
-CI&T
-Corteva Agriscience do Brasil
-Cummins
-Demarest Advogados
-Flex
-GE do Brasil
-Gerdau
-J.P. Morgan
-Kearney
-Lexmark International do Brasil
-Localiza
-Mondelez
-NielsenIQ
-Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil
-Oracle do Brasil Sistemas
-Philip Morris Brasil
-Pricewaterhousecoopers Auditores Independentes
-Renaissance São Paulo Hotel
-SAP
-Symrise Aromas e Fragrâncias
-TE Connectivity Brasil
-Thomson Reuters
-TozziniFreire Advogados
-Trench Rossi Watanabe
-Veirano Advogados
-Via
-Yara Brasil Fertilizantes


Logo A Tribuna
Newsletter