Vacina de Oxford em parceria com a 'AstraZeneca' tem testes suspensos após grave reação

Paciente, que não foi identificado, teve reação adversa e preocupou comunidade científica.

Por: ATribuna.com.br  -  08/09/20  -  23:48
Parlamentares reagiram negativamente à possibilidade da vacinação começar depois de outros países
Parlamentares reagiram negativamente à possibilidade da vacinação começar depois de outros países   Foto: Divulgação

Os estudos da farmacêutica AstraZeneca para o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus foram suspensos nesta terça-feira (8). A decisão, já na terceira e última fase antes da distribuição, ocorre após um dos pacientes apresentar efeitos adversos graves ao ter contato com a substância.


A vacina é uma das que também está em testes em voluntários brasileiros. Antes de saber da situação, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a intenção é que as aplicações começassem, no Brasil, em janeiro de 2021. A informação sobre o problema foi publicada, inicialmente, pelo site de conteúdo médico STAT.


Após a repercussão do caso, a AstraZenica emitiu nota falando sobre a interrupção. "Como parte de um teste controlado, randomizado global da vacina de Oxford, nosso procedimento padrão de revisão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão de dados de segurança", afirma a nota.


"Essa é uma ação de rotina que precisa ocorrer sempre que há problema de saúde inexplicado em potencial em um dos testes, enquanto é investigado, garantindo a manutenção da integridade dos testes", continua. Ainda não se sabe a natureza da reação adversa que teria ocorrido nem quando ela teria ocorrido.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter