Anvisa autoriza vacina contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com Pfizer

Decisão foi anunciada na manhã desta quinta (16), por meio de comunicado oficial transmitido ao vivo

Por: ATribuna.com.br  -  16/12/21  -  11:47
dose usada em crianças equivalerá a ⅓ daquela indicada ao grupo formado por maiores de 12 anos
dose usada em crianças equivalerá a ⅓ daquela indicada ao grupo formado por maiores de 12 anos   Foto: Estadão Conteúdo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do imunizante da Pfizer para vacinar crianças a partir de 5 anos contra a covid-19. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (16), em um comunicado oficial transmitido ao vivo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Apesar da liberação, o Ministério da Saúde ainda não irá começar a imunização do público porque não solicitou a compra de doses específicas para os mais jovens.


Segundo a Pfizer, o contrato para fornecimento de 100 milhões de vacinas no próximo ano inclui a possibilidade de versões modificadas do imunizante, inclusive para crianças. Apesar da farmacêutica confirmar que nenhuma dose pediátrica foi enviada ao Brasil ainda, a empresa garantiu que não é preciso um aditivo no contrato, sendo assim, basta um pedido do Ministério.


O novo público deve ser acrescentado no plano de vacinação da covid para depois ser organizado o esquema de vacinação nos estados. Porém, o presidente Jair Bolsonaro pode apresentar resistência à medida, pois já levantou dúvidas sobre a segurança e eficácia da vacina.


As vacinas aplicadas nas crianças de 5 a 11 anos possuem o mesmo princípio ativo do imunizante usado nos mais velhos, porém, há algumas diferenças na composição. A dose usada em crianças equivalerá a ⅓ daquela indicada ao grupo maior de 12 anos. Desta forma, o frasco possui coloração laranja para diferenciar o produto.


*Com informações da Folha de São Paulo


Logo A Tribuna
Newsletter