Viver Bem: Tenha consciência das suas emoções

Pode ser difícil – na pandemia mais ainda – não se irritar quando se vê algo errado ou fora do lugar; evitar a raiva, contudo, é fundamental para uma vida mais saudável

Por: Da Redação  -  23/08/20  -  00:08
Tentação de jogar tudo para o alto não deve ser maior do que a certeza de que está fazendo o melhor
Tentação de jogar tudo para o alto não deve ser maior do que a certeza de que está fazendo o melhor   Foto: Fernando Brasil/Unsplash

O certo é sempre certo, não importa que só você esteja fazendo. Essa pandemia tem feito muita gente se sentir ridícula, principalmente quando o assunto é usar máscara e respeitar o isolamento social. Por isso, A Tribuna traz neste sábado (22) quatro dicas para você não perder o foco apesar de se sentir remando contra a maré, tanto com relação às medidas de segurança em tempos de pandemia de coronavírus quanto em outros aspectos da vida.


> CLIQUE AQUI PARA VER DICAS PARA EVITAR O ESTRESSE


Segundo a psicóloga Teresa Santos, a tentação de jogar tudo para o alto não deve ser maior do que a certeza de que está correndo e fazendo o seu melhor.


“Claro que é desanimador, mas pense que está tomando a atitude correta por si mesmo e pelas pessoas que ama. Não existe recompensa maior do que essa”.


Para ela, pequenas atitudes do dia a dia são um teste para situações maiores. E não perder o foco é fundamental para que tudo saia conforme o planejado.


“São valores que não podem deixar de existir, como no caso de não pegar o que não é seu e ser solidário com o próximo. É algo que tem a ver com ética e com educação”, explica a especialista.


Para o psicólogo Tadeu Ramos, se preocupar menos com a opinião dos outros é o grande treino do dia a dia.


“Muitos te julgarão e darão sugestões e conselhos. Mas, no fim das contas, ninguém melhor do que você mesmo para saber como levar a sua vida. Pense em tudo o que foi ensinado pela família, na escola. E também no que viu de certo e errado e quis absorver ou não”.


Ele lembra que é fundamental sempre ter motivação e razões que façam com que nos lembremos que tudo, no final das contas, vai valer a pena.


“O grande foco é sermos verdadeiramente felizes e realizados, termos experiência e certeza de nossas escolhas. Esse exercício de foco e persistência deve ser diário para que, no fim das contas, você possa agir de maneira natural”, diz Tadeu.
A psicóloga Maria Aparecida Santana recomenda sempre pensar que tudo na vida foi feito para dar certo, inclusive o que saiu como você não gostaria.


“Isso te ajudará a superar os obstáculos, entendendo que cada desafio surge para ensinar algo. As situações acontecem para contribuir para o seu amadurecimento e para mostrar novas possibilidades e novos caminhos a serem seguidos”.


Logo A Tribuna
Newsletter