Vitamina D mantém corpo saudável contra Covid-19 e outras doenças

Pesquisadores de universidade italiana observaram que muitos pacientes com coronavírus tinham deficiência da vitamina

Por: Matheus Müller  -  31/03/20  -  10:26
Vitamina D mantém corpo saudável contra Covid-19 e outras doenças
Vitamina D mantém corpo saudável contra Covid-19 e outras doenças   Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay

Um estudo “preliminar” realizado pela Universidade de Turim, na Itália, indica que muitos pacientes diagnosticados com coronavírus (Covid-19) no país apresentam deficiência de vitamina D – hormônio estimulado pelo sol em contato com a pele e fundamental para a prevenção de doenças ósseas. Ainda que não exista base científica para correlacionar a doença à falta da vitamina, esta tem um papel fundamental para o organismo e para a imunidade das pessoas.


O professor titular da disciplina de Endocrinologia da Unimes, Paulo Galeti Maccagnan, aponta que, apesar de as pesquisas na Itália e China mostrarem essa ligação, é preciso lembrar que os países estão no fim do inverno. “Temos que ter cautela para estabelecer causas e efeitos”.


Além de ressaltar que a vitamina D é fundamental para a saúde dos ossos, ele conta que existem estudos que a relacionam como um importante valor para a imunidade em casos de infecções agudas de trato respiratório. Por outro lado, também aponta que outras pesquisas não indicam essa proteção.


Fato é que a deficiência da vitamina no organismo pode deixar o corpo desprotegido. E, portanto, deve-se regular os níveis hormonais (sem superdosagem) para fortalecer a imunidade.


Suplementação


Maccagnan diz que a ingestão do suplemento é indicada, ainda mais em tempos de restrições, onde muitos estão mais dentro de casa.


De acordo com ele, uma dosagem segura, por adulto, seria algo entre 400 unidades até 1 mil unidades por dia, ou 7 mil unidades uma vez na semana. O médico aponta que essa quantidade não é prejudicial.


Aos que já fazem a suplementação, a orientação é não exceder os valores receitados.


Imunidade


A médica nutróloga Mariliza Freire também entende que o estudo da Universidade de Turim ainda é preliminar, mas reforça como a vitamina D está ligada a uma melhor imunidade.


"Já sabemos que tem muita relação com a parte de atividade imunológica e com prevenção de infecções. De uma forma geral, a vitamina D é importante para diversas coisas. Independentemente de ter relação ou não com o coronavírus, acho extremamente importante considerá-la para [a prevenção] de outras doenças". 


Mariliza destaca que a vitamina D, por exemplo, modula a parte de doenças imunológicas, relacionadas a metabolismo ósseo, metabolismo muscular, além de ter relação com doenças autoimunes e, nas crianças, previne o retardo do crescimento e raquitismo. "Tem inúmeros papéis em nosso corpo, tanto na proteção, quanto no tratamento de doenças".


Sol e alimentos


O médico  ressalta que, como a indicação é ficar em casa, poucos têm a oportunidade de sair ao sol e, mesmo assim, tal exposição, de 30 minutos ao dia, beneficia mais aos jovens. Quem tem entre 40 e 50 já apresenta queda na produção da vitamina D e, portanto, é indicada a suplementação.


Quanto aos alimentos ricos em vitamina D,  ele diz que a ingestão não é suficiente para equilibrar os níveis.


Riscos e sintomas


A suplementação de vitamina D deve ser feita via oral e não endovenosa (pela veia). A superdosagem pode causar intoxicação, problemas renais e elevar o cálcio. Ao mesmo tempo, a falta da vitamina no organismo tende a causar sintomas como dores nas articulações, nos músculos e ossos, além de fadiga e fraqueza muscular.


Logo A Tribuna
Newsletter