Vacina contra tuberculose pode reduzir mortes por Covid-19, diz estudo

Pesquisa preliminar feita nos EUA sugere que BCG fez com que pacientes tivessem imunidade cruzada para o coronavírus

Por: Por ATribuna.com.br  -  11/07/20  -  15:12
Santos recebe vacinas, mas Saúde afirma que remessa não é suficiente
Santos recebe vacinas, mas Saúde afirma que remessa não é suficiente   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A vacina BCG, usada no tratamento de tuberculose, pode ter relação para a redução da mortalidade em pacientes com Covid-19. É o que indica estudos preliminares feitos por cientistas dos Estados Unidos. Um artigo publicado na quinta-feira (9) pela revista "PNAS" sugeriu uma eventual “imunidade cruzada” aos pacientes que tomaram a medicação com os sintomas do coronavírus.  


Os autores afirmam, contudo, que ainda é cedo para afirmar que a vacina BCG  protege contra a doença. O artigo analisou dados de países que têm políticas de vacinação mais abrangentes, como o Brasil, por exemplo e comparou com os números de lugares com menor cobertura vacinal, como os EUA.  


“Descobrimos que a mortalidade da Covid-19 nos estados de Nova York, Illinois, Louisiana, Alabama e Flórida (não-vacinados) era significativamente maior que em estados de países que aplicam a BCG (Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil; e Cidade do México, no México)”, escreveram os pesquisadores. 


Segundo os cientistas, há uma “associação consistente” entre a vacinação e a redução no número de casos graves da doença. Entretanto, eles alertam que faltam evidências suficientes “para estabelecer uma causalidade entre a aplicação da BCG e a proteção contra casos graves de Covid-19”. 


Os pesquisadores citaram o desenvolvimento de dois ensaios clínicos que podem atualizar os resultados preliminares desse estudo. Eles são realizados na Holanda e na Austrália, locais em que profissionais de saúde foram injetados parte com BCG e outra com um placebo.  


Segundo os autores do ensaio, apenas depois de um estudo mais seguro é que poderão afirmar que há uma relação entre a vacinação e a imunidade para a Covid-19.  


Eles relatam ainda serem poucas as informações sobre a vacinação tardia com a BCG. Essa medicação não é indicada para o uso em idosos, por se tratar de uma vacina feita a partir de vírus atenuado, sendo contra indicada em pacientes com baixa imunidade.  


Caso o uso do BCG se mostrar eficaz, os cientistas alertam implicações para as regiões com programas de vacinação universal em andamento. Isso porque, em  muitos países da América Latina, a vacinação universal foi introduzida na década de 1960. Com isso, pessoas com mais de 55 anos não teriam recebido o imunizante contra a turbeculoso, o que  representariam um segmento vulnerável da população durante a pandemia. 


“Se o BCG estiver conferindo algum nível básico de proteção, é possível que algumas das estratégias de relaxamento das medidas de distanciamento social adotadas pelos países asiáticos possam não ser eficazes na América do Norte e nos países da Europa Ocidental”, continua o estudo. 


* Com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter