Psicólogos criam grupo de apoio para atender profissionais da saúde

Segundo levantamento, médicos e demais trabalhadores do setor estão submetidos a grande carga de estresse por conta da Covid-19

Por: Matheus Müller  -  09/04/20  -  20:28
Centenas de profissionais da saúde estão sob suspeita de Covid-19 na Baixada Santista
Centenas de profissionais da saúde estão sob suspeita de Covid-19 na Baixada Santista   Foto: Adobe Stock

Um grupo de psicólogos criou uma plataforma gratuita para atender médicos e demais profissionais da saúde durante o período de pandemia do coronavírus (Covid-19). A iniciativa ocorre diante da maior procura desses trabalhadores por atendimento na área, uma vez que estão submetidos a uma carga grande de estresse, com relatos, principalmente, de angústia e medo.


“Numa situação de crise, o sujeito perde as balizas do cotidiano. Do que ele acredita. E num atendimento pontual, a gente pode tentar recuperar algumas delas”, explica a psicóloga Camila Munhoz, membro do grupo Faces do Traumático do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.


Outros quatro psicólogos trabalharam no desenvolvimento do projeto: Evelyse Stefoni de Freitas Clausse, Luciana Lafraia, Jonas Boni e Marina Bragante. Segundo eles, uma pesquisa da Escola de Medicina de Zhejiang, na China, reforça a importância desse serviço para o momento. 


De acordo com o estudo, até 95% desses profissionais têm chance maior de desenvolver depressão e podem precisar de suporte e intervenções psicológicas. “É como se a pessoa tivesse que recuperar algo de si muito fundamental para poder continuar”, completa Camila.


A pesquisa aponta que uma quantidade considerável de profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus relatou ter sintomas de depressão, ansiedade, insônia e estresse - especialmente entre as mulheres, que são maioria nos cargos de enfermagem. 


Interesse


De acordo com a psicóloga Marina Bragante, mais de 3.800 psicólogos já se inscreveram e mais de 400 conexões foram realizadas na primeira semana de testes. “Nossa expectativa é que a ferramenta chegue aos quatro cantos do país e apoie o maior número possível de agentes da saúde, disse.


Cadastro


O cadastro dos interessados deve ser feito pelo site rededeapoiopsicologico.org.br. Os horários dos encontros são enviados por e-mail aos voluntários cadastrados. Todos os trabalhos são coordenados por psicólogos e visam propiciar tratamento grupal.


Mais à frente, a rede tem por objetivo organizar a ampliação das modalidades de apoio oferecidas, possivelmente com supervisões grupais, individuais e discussões clínicas com diversas abordagens.


Logo A Tribuna
Newsletter