No Dia do Idoso, veja dicas para envelhecer sem dores

Ao menos um em cada cinco santistas tem 60 anos ou mais; data alerta sobre cuidados que devem ser tomados com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros

Por: Por ATribuna.com.br  -  01/10/20  -  16:56
Sequelas de um AVC variam muito entre os pacientes, todo cuidado é pouco com a pressão alta
Sequelas de um AVC variam muito entre os pacientes, todo cuidado é pouco com a pressão alta   Foto: Adobe Stock

Atire a primeira a pedra quem nunca ouviu dos pais ou avós que o processo de envelhecimento vem acompanhado por dores ‘em todos os lugares’. Com o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas, o brasileiro vive em média 76,3 anos, gerando incremento na parcela da população na terceira idade. Com isso, cuidados devem ser tomados para que o envelhecimento seja, minimamente, saudável.  


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 


O papel de proteção e a importância dos cuidados a esse público marca o 1º de outubro, ocasião que é celebrado o Dia do Idoso. A data é em alusão ao Estatuto do Idoso (Lei Nº10.741) entrou em vigor no ano de 2003.  


Em Santos, cerca de 20% da população tem idade acima dos 60 anos. São mais de sete pontos percentuais da média brasileira, estimada em 13% da população, segundo a Projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas. 


O fisioterapeuta Mario Sabha diz que, embora a idade não seja sinônimo de doença, é preciso adotar hábitos saudáveis ao longo da vida para envelhecer com saúde. E, assim, aproveitar o tempo a mais da melhor forma possível. “Cuidar da saúde é uma decisão que deve começar cedo, com dez ou doze anos e, nesse caso, vem dos pais. Não basta inserir dias a mais na sua vida, é indispensável que eles tenham qualidade”, completa. 


O especialista explica que qualidade de vida significa que todos os sistemas do corpo estão funcionando de maneira harmônica e inteligente. Ele também ressalta que alimentação equilibrada e uma boa noite de sono auxiliam neste processo. “O reequilíbrio físico, energético e psicoemocional todos nós precisamos fazer. Isso não é luxo, é qualidade de vida”. 


Atividade física, seu aliado  


Um fator importante para evitar as dores é praticar atividade física de forma correta e respeitando as características de cada indivíduo. Além de promover o bem-estar, exercícios promovem um envelhecimento mais saudável.  


“A atividade física é importante, mas pessoas com problemas renais ou cardíacos, por exemplo, precisam fazer exercícios moderados, de baixa intensidade. Precisaria ser estudado qual o tipo de exercício adequado para cada condição”, finaliza. 


Sabha destaca que o equilíbrio emocional é um dos pilares para conquistar uma vida saudável e um envelhecimento bem-sucedido. “Com um emocional equilibrado, o indivíduo consegue fazer escolhas inteligentes e aproveitar melhor a vida. Quanto mais cedo ele encontrar esse equilíbrio, melhor, mas nunca é tarde para buscar ajuda”, afirma. 


Dicas para envelhecer bem: 


- Ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes 


- Fazer exercícios regularmente 


- Reservar, pelo menos, uma hora do dia para um encontro consigo mesmo 


- Perceber-se em tempo e espaço e identificar se você está vivendo o presente, ou se seus pensamentos estão no passado ou em um futuro distante; 


- Desenvolver o hábito de meditar 


- Aprender a viver o agora 


- Buscar ajuda profissional 


Logo A Tribuna
Newsletter