Isolamento social reforça a importância da conversa para evitar depressão e suicídio

Entidades como o CVV e a Abrata realizam atendimento a quem busca ajuda

Por: Marcela Ferreira  -  02/09/20  -  18:02
Conversa é estimulada por órgãos de apoio a pessoas com depressão e transtorno bipolar
Conversa é estimulada por órgãos de apoio a pessoas com depressão e transtorno bipolar   Foto: imagem ilustrativa/Unsplash

O isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 pode acarretar no agravamento de transtornos psicológicos. Pensando nisso, o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre o suicídio, ganhou um novo significado neste ano. Centros de apoio realizam ações para que pessoas saibam que podem buscar ajuda, frisando a importância do cuidado com a saúde mental.


Porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV) na Baixada Santista, Renato Caetano de Jesus conta que, apesar de não ter notado aumento significativo nas ligações realizadas ao CVV, o assunto ‘pandemia’ permeia a maior parte das conversas com voluntários. “A gente recebe por volta de 9 mil chamadas todos os dias. Naturalmente, o que acontece é que a pandemia tomou conta de uma boa parte da nossa vida. Isso tem um reflexo nas conversas que as pessoas fazem quando ligam para o CVV. Não é uma totalidade, mas existe uma abordagem em cima disso”.


Renato ainda conta que, mesmo que pessoas vivam em casas com outras pessoas, o sentimento de solidão pode prevalecer, e é por estas pessoas que o CVV atua. “É uma possibilidade das pessoas poderem conversar sobre o sentimento de isolamento e sensação de abandono. A gente percebe que um sentimento bastante frequente nas conversas é o de solidão. Muitas vezes são pessoas que moram em casas cheias de gente, mas, por algum motivo, não conseguem se sentir inseridas neste ambiente”.


Já o representante da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), Ricardo Esteves, diz que o núcleo se transformou para poder continuar atendendo pessoas durante a pandemia.


Antes, a Abrata realizava encontros presenciais. Com as regras de distanciamento social, os encontros passaram a ser virtuais, e agora alcançam mais pessoas que buscam ajuda. “Por conta da pandemia, todas as atividades presenciais foram suspensas por tempo indeterminado desde março, e foi quando começaram os encontros online. A procura acabou aumentando em todos os estados do Brasil”, diz Ricardo.


Ele ainda conta que, no Setembro Amarelo, a Abrata está envolvida em ações, como a ‘Campanha do Falar’, em parceria com o CVV, que traz mais conscientização, um fator que encoraja a busca por ajuda. “Também fazemos lives com profissionais e médicos que fazem parte do conselho científico. A gente costuma trazer os assuntos dos grupos de vivências para dar informações mais científicas às pessoas que participam dos grupos”, conta.


Contato


Neste Setembro Amarelo, como em todos os meses do ano, o CVV está disponível para conversar, seja pelo telefone 188, de forma gratuita, 24h por dia, todos os dias, sem exceção, ou por outras formas no site: cvv.org.br. Para entrar em contato com a Abrata núcleo Santos, basta enviar e-mail para abratalitoral@abrata.org.br, ou ligar no número (13) 99712-8692, que também é Whatsapp. Para entrar no site da Abrata, clique aqui.


Logo A Tribuna
Newsletter