Fortalecer o corpo, mas sem descuidar da mente

Fisioterapia ajuda a prevenir fraturas nos idosos

Por: Da Redação  -  08/07/19  -  01:01
  Foto: Adobe Stock

Se mexer o corpo é indicado em qualquer fase da vida, na Terceira Idade é ainda mais importante. Nessa fase os ossos já estão mais fracos, muitas vezes atingidos por osteoporose, e o risco de fratura é muito maior – como as de fêmur, o maior osso da perna. Por isso, o fortalecimento muscular é fundamental para caminhar com mais estabilidade.


Mas muitos idosos não têm condições de ir para uma academia ou participar de atividades físicas coletivas. É muito comum que a saída seja apelar para serviços de fisioterapia, essenciais para quem tem mobilidade reduzida, por exemplo. Porém, o trabalho individual do fisioterapeuta não costuma animar o idoso.


Em grupos


O fisioterapeuta Klever da Cruz Garcia Pessanha, que atua na área há nove anos e tem especialização em Saúde do Idoso pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem um método de trabalho para incentivar os mais velhos e motivá-los a querer participar das atividades.


Ele faz a fisioterapia em grupos, com muito carinho pelos pacientes e descontração. O trabalho geralmente é em casas de repouso, as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs).


“É super importante a fisioterapia em grupo para idosos, pela parte da socialização. A integração de um idoso com outro melhora a capacidade física e mental. A individual é importante, mas em grupo é diferente, bem mais eficaz, um sucesso”, diz Pessanha.


Resultados positivos


O fisioterapeuta afirma que o retorno é muito positivo dos grupos com os quais trabalha. O profissional fica impressionado com a evolução no dia a dia e a expectativa dos idosos, que aguardam ansiosos a atividade.


"Melhora muito a autoestima deles. Eles têm aquele objetivo de esperar pelos dias, porque são exercícios num ambiente mais lúdico, que faz bem ao idoso”.


essanha acredita que para quem é saudável e tem independência, é possível participar de grupos que fazem atividade ao ar livre, como na praia. Segundo o fisioterapeuta, as programações oferecidas pela Prefeitura de Santos são muito boas.


Trabalho público


“O idoso da Cidade é privilegiado pelas atividades que o poder público oferece. Claro, estamos pensando no idoso saudável, que sai sozinho. Mas para aqueles que necessitam de um trabalho dentro de casa, que estão debilitados, há meios. O objetivo principal da fisioterapia é a qualidade de vida do idoso. Isso independe do grau de dependência que ele tenha”, pondera o especialista.


Logo A Tribuna
Newsletter