Covid-19: Dados da Moderna sobre vacina são insuficientes, dizem especialistas

Segundo a empresa, vacina teria produzido anticorpos em voluntários

Por: Da Agência Brasil  -  20/05/20  -  13:13
Exame feito em Santos será idêntico ao do Instituto Adolfo Lutz, mas resultado sairá mais rápido
Exame feito em Santos será idêntico ao do Instituto Adolfo Lutz, mas resultado sairá mais rápido   Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde

Testes em pequena escala e em estágio inicial para uma vacina experimental para a covid-19, produzida pela empresa norte-americana de biotecnologia Moderna, não garantiram dados críticos necessários para que sua eficácia seja avaliada, informou nessa terça-feira (19) o site Stat News, focado em Saúde, citando especialistas.


A reportagem derrubou as ações da empresa, baseada em Cambridge, no estado de Massachusetts, e apagou ganhos modestos no índice S&P 500.


A Moderna disse, na véspera, que a vacina experimental, a primeira que será testada nos Estados Unidos, produziu anticorpos protetores em pequeno grupo de voluntários saudáveis.


A notícia, embora baseada em dados iniciais de apenas oito pessoas e sem a intenção de avaliar a eficácia do produto, elevou as ações da Moderna em 20% na segunda-feira (18).


A Moderna anunciou posteriormente uma venda de ações que poderia levantar mais de US$ 1,5 bilhão.


O Stat News citou especialistas da área de saúde, que disseram que a Moderna não ofereceu dados suficientes em seu comunicado à imprensa para que o produto seja avaliado.


As questão citadas pelo Stat News incluíram:


- falta de dados sobre respostas ao medicamentos de outros participantes no estudo com 45 indivíduos.


- falta de informações sobre a idade dos oito indivíduos cujos anticorpos foram analisados, ponto importante pelo fato de que o vírus é especialmente letal para pessoas mais velhas.


- falta de comentários sobre o parceiro da Moderna e do governo dos EUA no desenvolvimento da vacina, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.


- os dados são baseados em respostas iniciais à vacina, deixando em dúvida quanto tempo a imunidade produzida pela vacina pode durar.


A Moderna não respondeu imediatamente a um pedido da Reuters por comentários.


As ações da empresa fecharam em queda de 10,4%.


Logo A Tribuna
Newsletter