Consumo de água deve ser estimulado durante a pandemia

As máscaras fazem com que parte das pessoas deixe de se hidratar

Por: Da Redação  -  20/05/20  -  19:46
Obrigatoriedade da proteção no rosto não pode impedir as pessoas de beber água
Obrigatoriedade da proteção no rosto não pode impedir as pessoas de beber água   Foto: Matheus Tagé/AT

Com o uso obrigatório de máscaras nas ruas e em ambientes de trabalho para frear o avanço da covid-19, não são poucas as pessoas que têm deixado de lado o consumo de água nas últimas semanas e prejudicado o processo de hidratação do corpo, ainda que de maneira involuntária.


Segundo o médico Nelson Marfil, a obrigatoriedade da proteção no rosto não pode impedir as pessoas de beber água, pois ela é fundamental para o funcionamento do corpo. Os rins são o órgão mais suscetível a problemas com essa mudança brusca de comportamento.


“A hidratação correta se faz ainda mais necessária no período de frio que se aproxima, quando o ar fica mais seco. Uma maneira de lembrar de beber água é utilizar o alarme do celular para beber um copo a cada duas horas, no máximo. Também há aplicativos gratuitos que podem avisar sobre a hora de consumi-la.”


Marfil explica que quando a urina está num tom amarelo-ouro, é um claro sinal de desidratação, pois o ideal é que a pessoa tenha uma urina num tom amarelo bem claro, chamado amarelo citrino, e sem odor acentuado.


“O correto é bebermos água mesmo sem sede, pois, quando a temos, significa que já perdemos 20% do nosso volume de água no corpo. No intestino, a perda da água pode levar à obstipação, pois as fezes podem ficar endurecidas. Na pele, há a perda de brilho, o que leva ao envelhecimento precoce.”


Reforçar a Barreira


Até o sangue deve ser levado em conta neste momento de pandemia e mudança de hábitos. “No nosso sangue está a principal barreira contra qualquer micro-organismo. Os glóbulos brancos são os primeiros responsáveis pelo ataque aos agressores. Se estivermos desidratados, o sangue fica mais espesso, dificultando a atuação do sistema imunológico.”


Logo A Tribuna
Newsletter