Butantan reafirma que apresentará resultados finais dos testes da CoronaVac nesta quarta

Instituto pedirá, simultaneamente, registros definitivo e de emergência à Anvisa

Por: Da Redação  -  22/12/20  -  00:05
Doria recepciona lote com insumo para produção de 1 milhão de doses da Coronavac
Doria recepciona lote com insumo para produção de 1 milhão de doses da Coronavac   Foto: Reprodução/Twitter/João Doria

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, confirmou que o estudo clínico conclusivo da CoronaVac será divulgado nesta quarta-feira (23). Com os resultados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai receber tanto o pedido de registro definitivo como para uso emergencial. No dia 24, chegarão ao Brasil mais 5,5 milhões de doses da vacina. A previsão é que até a última semana de dezembro, 10,8 milhões de doses estejam em solo brasileiro. 


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O imunizante, que está sendo desenvolvido pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, foi testado, no Brasil, em 16 centros de pesquisa clínica com cerca de 12,5 mil participantes. Em novembro, a revista científica Lancet, uma das mais importantes no mundo, publicou os resultados de segurança da Coronavac nas fases 1 e 2, realizados na China, com 744 voluntários. A publicação revelou que a vacina tem capacidade de produzir resposta imune em 97% dos casos no prazo de até 28 dias após a aplicação. 


Nesta segunda-feira, durante entrevista coletiva, o governador João Doria confirmou a chegada de mais 5,5 milhões de doses da vacina no dia 24. O Instituto Butantan ainda aguarda outros dois lotes na última semana do ano, encerrando 2020 com 10,8 milhões de doses em solo brasileiro. 


As remessas anteriores garantiram 3,12 milhões de doses ao Butantan. O novo carregamento é formado por 2,1 milhões de doses já prontas para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses. Os carregamentos finais de 2020 estão previstos para os dias 28, com 400 mil doses, e 30, com mais 1,6 milhão de doses.  


Insumos para vacinação 


O governador João Doria também informou durante a coletiva que estão sendo adquiridas 100 milhões de seringas e 100 milhões de agulhas para aplicação da vacina contra coronavírus durante a campanha prevista para começar em 25 de janeiro. Para tanto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) dividiu as compras em 27 pregões, realizados entre 18 e 23 de dezembro. Cada um deles prevê a aquisição de 2 milhões de unidades de seringas de 1 e de 3 ml e três tipos de agulhas.  


“São Paulo está adicionando mais 100 milhões de seringas e agulhas ao seu estoque para a vacinação contra covid-19. Estamos ampliando o estoque para termos certeza de que nenhum insumo faltará ao estado para atender a população na vacinação que começa no dia 25 de janeiro. Todos os insumos serão distribuídos nos 645 municípios”, garantiu o governador. 


O governo de São Paulo já havia adquirido, neste segundo semestre de 2020, outras 21 milhões de seringas e agulhas para as vacinações de rotina do ano, contando com uma reserva estratégica de 11 milhões para a imunização do novo coronavírus. Em 2019, 77 milhões de seringas e agulhas foram utilizadas nas ações de rotina de imunização contra múltiplas doenças. 


Na primeira fase da vacinação está prevista a imunização de 9 milhões de pessoas dos grupos prioritários: profissionais de saúde, idosos, moradores de casas asilares, indígenas e quilombolas. 


Logo A Tribuna
Newsletter