Baratas evoluem e podem se tornar 'imortais' nos próximos anos

Estudo aponta que algumas espécies de baratas já estão nascendo com proteção a produtos químicos com os quais elas ainda nem tiveram contato

Por: De A Tribuna On-line  -  02/07/19  -  21:06
Atualizado em 02/07/19 - 21:09
  Foto: Divulgação

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, chegou a uma conclusão assustadora. As baratas, em um futuro não tão distante, poderão ser quase imortais.


Algumas espécies de baratas já estão nascendo com proteção a produtos químicos com os quais elas ainda nem tiveram contato. O estudo, publicado na revista científica 'Live Science', concluiu que a espécie 'Blattela germanica' evoluiu e não morre com venenos.


A surpresa dos especialistas foi imediata. "Não tínhamos a menor ideia de que algo assim poderia acontecer tão rápido", afirmou o coautor do estudo, Michael Scharf, ao site da universidade. "Essa resistência poderá tornar o controle dessas pragas quase impossível no futuro", concluiu.


Os estudos foram feitos em diferentes locais com infestação de baratas. A espécie 'imortal' habita áreas ocupadas por pessoas e, por isso, é uma das mais comuns do mundo. Segundo o estudo, impedir as 'super-baratas' é extremamente importante.


O estudo aponta que esses insetos podem espalhar bactérias e até novas doenças. Em vez de produtos químicos, armadilhas deverão ser usadas para controlar a infestação. Para se ter uma ideia, uma única barata 'imortal' coloca até 400 ovos por toda vida. A boa notícia é que ela não voa.


Logo A Tribuna
Newsletter