Balanço aponta que 135 mil pessoas têm HIV no Brasil e não sabem

Dia Mundial da Luta Contra a Aids reforça que o combate ao vírus pode ser aperfeiçoado

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  01/12/19  -  14:54
  Foto: Divulgação

Neste domingo (1º), Dia Mundial da Luta Contra a Aids, um número divulgado pelo Governo Federal alerta que, apesar do notável avanço nas últimas décadas, o combate e o tratamento da doença ainda podem ser aperfeiçoados. Tudo porque, atualmente, cerca de 135 mil brasileiros vivem com o vírus HIV e não sabem disso.


O balanço federal também mostrou que o número de mortes decorrentes do vírus caiu 22,8% em quatro anos – de 12,5 mil óbitos em 2014 para 10,9 mil em 2018. Para incentivar as pessoas que não se previnem a procurar as unidades de saúde e fazer testes rápidos, foi lançada em Brasília, na sexta-feira (29), a Campanha de Prevenção ao HIV/Aids.


Avanços


Entre os avanços na luta contra a doença, o médico infectologista Evaldo Stanislau destaca que há novos medicamentos, como os inibidores de integrase, que trouxeram segurança e alta eficácia à terapia. “Novas combinações permitirão interromper com segurança drogas de perfil de menor segurança”.


Ele também diz que, no futuro, o tratamento poderá ser feito com medicamentos injetáveis, que trarão liberdade e comodidade ao paciente, pois as aplicações serão espaçadas. “Além disso, casos de dois pacientes mostram que, ao menos teoricamente, podemos curar o HIV. Estamos no caminho”, ressalta ele.


Uma dessas ocorrências foi divulgada em março deste ano, na Inglaterra, dando conta de que um homem se livrou do vírus após transplante de células-tronco. Esse caso ainda é acompanhado. A outra ocorrência se refere a Timothy Ray Brown, paciente da Alemanha que foi curado há quase 12 anos, por meio de transplante de medula óssea.


Mais opções


Pouco difundida no país, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é mais uma forma de se proteger do HIV. Trata-se de um comprimido tomado todo dia que impede o vírus causador da aids de infectar o organismo antes de a pessoa ter contato com ele. É distribuído de graça, com acompanhamento médico, nas unidades que atendem pessoas com HIV.


“A PrEP é um avanço e deve ser estimulada, juntamente com o preservativo, na prevenção combinada. Nós só precisamos avançar é na prevenção do preconceito, esse, sim,um grande inimigo ainda presente”, diz Stanislau.


O médico também ressalta que os pacientes que têm a doença, mas são tratados hoje vivem outro momento.


“Um paciente com carga viral indetectável e sob seguimento médico regular não transmite o HIV. Além disso, prevenimos tratando os diagnosticados. E isso se completa com a PrEP e a PEP. É um mundo novo”.


A PEP, citada pelo médico, é uma medida de urgência após possível infecção sexualmente transmissível. Prevê o uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em casos de exposição ao vírus. Eles devem ser tomados o mais rápido possível – de preferência nas duas primeiras horas após exposição ao HIV. O tratamento dura 28 dias, com acompanhamento.


Atendimento


Bertioga


3/12: Grupo Vivência, das 8h às 11h; Centro de Convivência do Idoso, das 13h às 16h.


4/12: em frente ao Supermercado Krillda Boraceia, das 10h às 16h.


5/12: no Shopping Riviera, das 10h às 16h.


6/12: UBS Indaiá, das 8h às 12h; em frente ao Supermercado Albatroz, em Vicente de Carvalho, das 14h às 17h.


Cubatão


1/12: no Parque Anilinas, testes rápidos de HIV e sífilis das 11h às 16h30.


De segunda a sexta: Centro de Testagem e Aconselhamento e Ambulatório de Serviço de Atendimento a Doenças Transmissíveis podem ser procurados. Eles ficam na Rua D. Pedro I, 104, e atendem das 8h às 17h. Tel. 3372-1104.


Guarujá


1/12: na Praça Horácio Lafer, a partirdas 7h30, serão realizados testes rápidos.


2/12: Praça da Saudade, em frente ao Cemitério da Vila Júlia, a partir das 13h.


3/12: CTAPT, na Rua Buenos Aires, 194; e UBS Pae Cará, na Av. São João, 155, das 9h às 14h.


4/12: CTAPT, na Rua Adriano Dias, 692; e UBS Vila Alice, na Rua Rio Grande do Sul, s/nº, das 9h às 14h.


5/12: CTAPT, na Rua Carlos Nehring, 640; e UBS Morrinhos, que fica na Praça do Comércio, s/nº, das 9h às 14h.


6/12: CTAPT, na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470; e UBS Vila Baiana, na Rua Vereador Orlando Falcão, 172, das 9h às 14h.


7/12: Praça 14 Bis, das 10h às 15h; e Sítio Conceiçãozinha, das 9h às 17h.


De segunda a sexta: Unidade Complexa Willian Rocha, na Rua Hélio Ferreira, 369, Jardim Boa Esperança, das 7h às 17h.


Itanhaém


1/12: das 9h às 16h, testes rápidos deHIV em frente ao Hospital Regional Jorge Rossmann (Av. Rui Barbosa, 541, Centro).


De segunda a sexta: Centro de Infectologia de Itanhaém (Rua Maranata, 229, Jd. Sabaúna) atende das 8h às 11h e das 13h às 16h (às terças e quartas não há expediente pela manhã).


Mongaguá


De segunda a sexta: Serviço de Atendimento Especializado pode ser acionado. Fica na Rua Yolanda Ferrigno, 20, Centro. Tel. 3507-1148.


Praia Grande


De segunda a sexta: pode-se ir ao Serviço de Atendimento Especializado, na Rua Cidade de Santos, 89, 3º andar, Boqueirão.


Santos


De segunda a sexta: testes podem ser feitos nas policlínicas ou no Centro de Testagem e Aconselhamento, das 8h às 13h. Fica na Rua Silva Jardim, 94, Vila Mathias. Testes rápidos podem ser retirados de forma sigilosa no mesmo endereço e também no Ambulatório do Programa de Controle da Tuberculose, na Rua Nabuco de Araújo, 36, Boqueirão, das 8h às 17h.


São Vicente


1/12: na Praia do Itararé, durante o dia,haverá testes rápidos de HIV e sífilis.


De segunda a sexta: testes de HIV podem ser feitos nas UBSs ou no Centro de Testagem e Aconselhamento Betinho (Rua 13 de Maio, 64), das 8h às 17h, onde há também testes de sífilis e hepatites B e C. Informações: 3469-8522.


Logo A Tribuna
Newsletter