Aposte em uma alimentação balanceada e saudável

Veja dicas para fugir da comilança durante o isolamento e preservar a saúde

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  25/04/20  -  13:20
Confira dicas para ter uma alimentação balanceada durante a quarentena
Confira dicas para ter uma alimentação balanceada durante a quarentena   Foto: Pixabay

Se você é uma das pessoas que tem a opção de ficar somente em casa de quarentena e se viu quase que devorando a geladeira a todo momento, calma, você não está sozinho. A ansiedade para acabar com os pratos é normal neste momento, mas dá para conseguir se manter saudável durante a pandemia. 


A nutricionista e professora do Senac Santos, Andrea Asorey, diz que a chave, nessas horas, é a qualidade de vida. “Qualidade é a palavra-chave. E ela terá uma bifurcação: qualidade em relação a alimentos altamente nutritivos, que vão ao encontro da necessidade de manutenção da saúde, e qualidade no âmbito de higiene. Estar bem informado sobre esses dois princípios de qualidade na alimentação é primordial”, explica ela.


De acordo com a profissional, nessas horas o melhor é preferir os alimentos naturais, com o mínimo de processamento. Não precisa ser radical, mas é só fazer melhores escolhas. “Contamos como processamento até mesmo o cortar, picar, etc. Mas, claro, não podemos ser tão radicais. Priorizar não é o mesmo que somente consumir esses alimentos”, diz.


>> Confira sugestão de cardápio e dicas para uma alimentação saudável


Na visão da nutricionista Roberta Silva, essa época acaba mesmo nos forçando a buscar alimentos mais fácil, mas não tem outra forma, o jeito é priorizar. “Eu sugiro, inclusive, usar essa oportunidade para melhorar a alimentação. Quem tiver um tempo mais disponível, aproveite para cozinhar mais. Quem tem oportunidade de comprar, prefira aquelas pessoas que fazem marmitas, melhores alimentos”, diz.


Na ida ao supermercado, a dica é fazer listas para evitar ir várias vezes. “Arroz, aveia, feijão, carnes dá para congelar. Escolha alimentos que durem mais”, reforça Roberta.


fome emocional


Para ela, é preciso ficar de olho na fome emocional, quando acabamos compensando os medos e ansiedades comendo. “Evite ter em casa alimentos ricos em gordura e açúcares. Faça doces saudáveis, tem bastante coisa saudável na internet”, diz ela. Deixamos, ao lado, dicas e receitinhas.


Além disso, ela diz que o principal é ter rotina. “Preencha o seu tempo, se estiver livre, fazendo cursos, lendo livros, meditação, exercícios. Planejar mesmo seu dia, pois isso vai evitar que vá toda hora à geladeira e à dispensa”.


Limpeza


Andrea Asorey explica que é imprescindível que sejam realizadas as etapas de limpeza e desinfecção corretas. “Lavar em água corrente, deixar de molho em hipoclorito por 15 minutos e enxaguar, consumindo posteriormente ou armazenando em recipientes previamente higienizados, garantem a segurança”, diz.


Ela também reforça que é preciso ficar de olho na aquisição. “Em tempos de quarentena, precisamos nos planejar para que tenhamos esses alimentos disponíveis, mas sem fazer grandes estoques”, reforça.


álcool


Nessas horas também há chances de exgerar em bebidas, porque estamos numa situação estressante. “A quarentena têm sido uma grande geradora de estresse para algumas pessoas. Mas sempre há uma busca por algo que traga conforto, seja alimento, medicamentos, bebidas alcoólicas, uso de dispositivos ou outros meios”, reforça Andrea Asorey.


Segundo ela, a melhor forma de cuidar para que não se caia em exagero é estar atento e fazer uma autoanálise inicial sobre os hábitos atuais. Buscar se planejar para equilibrar as atividades durante o dia é um bom meio de não cair na armadilha das tentações. 


“Ocupar a mente com atividades diversas, dando sempre a oportunidade de ter momentos de relaxamento e lazer. Caso seja muito difícil, procurar ajuda em atendimentos online é uma ótima saída. Psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e outros profissionais de saúde estão com atendimentos desse tipo”.


Logo A Tribuna
Newsletter