Você é otimista? Faça o teste e descubra o seu grau de positividade

Especialistas dão oito dicas para começar hoje a adotar uma postura mais esperançosa da vida

Por: Nathália de Alcantara  -  15/02/20  -  18:11
Ser positivo mesmo quando estiver em cenários ruins pode ajudar a enfrentar crises
Ser positivo mesmo quando estiver em cenários ruins pode ajudar a enfrentar crises   Foto: Adobe Stock

Esperança, positividade, persistência ou, apenas, otimismo. Como você lida com um mundo cheio de tantos desafios, decepções e dificuldades? Saiba que ter uma visão otimista faz toda a diferença na sua vida e na de quem convive com você.


Ser positivo mesmo quando estiver em cenários ruins pode ajudar a enfrentar crises. E isso não é pôr um sorriso no rosto quando estiver no meio do caos. Muito menos fingir algo que não esteja pensando ou sentindo.


“Manter uma visão positiva das coisas, achando que no fim tudo dará certo, é fundamental, inclusive, para construir bons relacionamentos”, explica a psicóloga Rita Amorim.


Faça o teste e veja se você é realmente otimista
Faça o teste e veja se você é realmente otimista   Foto: Monica Sobral/ AT

Além de atrair as pessoas, manter uma visão otimista faz com que o seu corpo e a sua mente sofram menos com questões que nem são tão importantes, diz a especialista.


“Normalmente, as pessoas otimistas têm a capacidade de encontrar soluções e saídas diante de situações difíceis. Isso porque elas se acalmam, se concentram e têm uma visão diferenciada.”


Para quem não tem esse perfil, o psicólogo Yuri Teixeira avisa que é possível começar o treino hoje mesmo. O primeiro passo é evitar que situações simples o aborreçam, preocupem ou ganhem uma dimensão maior do que deveriam.


“Não há dúvida sobre a influência, no corpo, do que acontece no cérebro. Então, cultivar ativamente as emoções positivas é, também, reforçar o sistema imunológico. Outro ponto é o fato de evitar a depressão. Viva o hoje com alegria e positividade. Não deixe que questões pontuais estraguem seu humor.”


Especialistas te ajudam a ter uma visão mais otimista do mundo
Especialistas te ajudam a ter uma visão mais otimista do mundo   Foto: Monica Sobral/ AT

Logo A Tribuna
Newsletter