Prefeitura de SP antecipa 5 feriados, três deles de 2022, para conter avanço da pandemia

Com a antecipação, não haverá dia útil na capital entre 26 de março e 4 de abril; veja calendário

Por: Por A Tribuna.com.br  -  18/03/21  -  21:01
Havia previsão de que o imposto fosse corrigido pela inflação, mas o aumento foi descartado
Havia previsão de que o imposto fosse corrigido pela inflação, mas o aumento foi descartado   Foto: Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (18), a antecipação de cinco feriados municipais e a mudança no horário do rodízio com objetivo de tentar aumentar o isolamento social e conter o avanço de casos de Covid-19.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O funcionamento do rodízio, que será feito das 20h às 5h, entra em vigor na segunda-feira (22).


Foram antecipadas duas datas deste ano e três do ano que vem: Corpus Christi (3 de junho de 2021 e 16 de junho de 2022), Consciência Negra (20 de novembro de 2021 e de 2022); além do feriado de aniversário da cidade, em 25 de janeiro de 2022.


Veja como fica o calendário:


  • 26/03 - sexta-feira - feriado municipal
  • 27/03 - sábado
  • 28/03 - domingo
  • 29/03 - segunda-feira - feriado municipal
  • 30/03 - terça-feira - feriado municipal
  • 31/03 - quarta-feira - feriado municipal
  • 1°/04 - quinta-feira - feriado municipal
  • 2/04 - sexta-feira - feriado nacional (Paixão de Cristo)
  • 3/04 - sábado
  • 4/04 - domingo

A antecipação visa reduzir a circulação de pessoas nas ruas e mira setores da indústria e empresas que ainda seguem funcionando durante a fase emergencial, em vigor em todo o estado desde segunda-feira (15).


"Vamos antecipar os dois feriados municipais que temos esse ano e os três municipais que temos em 2022 para que a gente possa reduzir a circulação de pessoas. Esses cinco feriados serão antecipados para os dias 26, 29, 30, 31 e dia 1°, juntando, inclusive, com o feriado nacional, que nós temos na sexta-feira (2)", afirmou o prefeito Bruno Covas.



Lockdown e morte por falta de leito


Antes do anúncio da antecipação dos feriados, em entrevista à GloboNews, Covas afirmou que decretar um lockdown na capital é inviável. "A gente tem 1.000 guardas da GCM. É inviável fiscalizar se as pessoas estão saindo de casa com mil guardas", afirmou.



Em relação ao primeiro óbito por falta de leito disponível, o prefeito de SP disse que o caso ocorreu na Zona Leste e que a capital está com 88% dos leitos de UTI ocupados.


"Uma pessoa faleceu sem conseguir atendimento aqui na cidade. Infelizmente a gente vê colapsando o sistema de Saúde", lamentou Covas.


No estado, ao menos 79 pessoas com Covid-19 ou suspeita morreram na fila por um leito de UTI.


O prefeito defendeu a importância do respeito às medidas de distanciamento social e afirmou que o município não tem condições de ampliar a rede de assistência na mesma velocidade da contaminação.


"Há um limite. A gente não consegue dobrar, triplicar, quadruplicar a quantidade de leito, as pessoas precisam respeitar o isolamento social para a gente diminuir a contaminação. Essa segunda onda mudou o quadro que nós enfrentamos no ano passado."


* Com informações do G1.


Logo A Tribuna
Newsletter