Papa Francisco pede que planejamento econômico pós pandemia envolva pobres

Líder da Igreja Católica disse que a pior reação do mundo, quando a pandemia do coronavírus terminar, seria "cair ainda mais profundamente no consumismo febril e nas formas de autoproteção egoístas"

Por: Do Estadão Conteúdo  -  22/11/20  -  00:28
Atualizado em 22/11/20 - 00:33
Papa Francisco doou 18 respiradores e seis aparelhos de ultrassom portáteis
Papa Francisco doou 18 respiradores e seis aparelhos de ultrassom portáteis   Foto: Reprodução/Vatican News

O papa Francisco exortou os jovens economistas, empresários e líderes empresariais a promover modelos de desenvolvimento pós pandêmicos que envolvam os pobres.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Em uma mensagem gravada em vídeo para um fórum de jovens na Itália, divulgado neste sábado (21), o papa Francisco disse que a pior reação do mundo, quando a pandemia do coronavírus terminar, seria "cair ainda mais profundamente no consumismo febril e nas formas de autoproteção egoístas".


Em vez disso, o Papa pede para que os pobres sejam convidados a participar de discussões sobre a criação de uma "narrativa econômica diferente", que ele considera necessária e urgente.


Francisco pediu para os jovens mudarem os sistemas de produção e os padrões de consumo para torná-los mais sustentáveis. Francisco lamentou que as pessoas à margem da sociedade sejam que mais sofrem com a crise de saúde provocada pela pandemia de covid.


"Estamos falando de uma conversão e transformação de nossas prioridades e do lugar dos outros em nossas políticas e na ordem social", disse o papa.


Logo A Tribuna
Newsletter