Nuvem com milhões de gafanhotos avança da Argentina para o Brasil; vídeo

Autoridades estimam que haja cerca de 40 milhões de insetos por quilômetro quadrado, e traçam plano de ação

Por: Por ATribuna.com.br  -  23/06/20  -  22:59
Nuvem com milhões de gafanhotos avança da Argentina para o Brasil e preocupa autoridades
Nuvem com milhões de gafanhotos avança da Argentina para o Brasil e preocupa autoridades   Foto: Divulgação/Governo de Córdoba

Uma gigantesca nuvem de gafanhotos, com cerca de 40 mil insetos, deixa as autoridades em alerta. A nuvem, que vem da Argentina em direção à fronteira com o Brasil, está sendo observada pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), e a região próxima ao oeste do Rio Grande do Sul é considerada de perigo.


Um boletim do Senasa informa que a nuvem teria surgido em maio, no Paraguai, e deve avançar para a província de Entre Ríos, ao sul do país. O governo traça um plano de ação caso seja necessário intervir.



De acordo com informações do governo de Córdoba, cidade que está na área de precaução, em um quilômetro quadrado pode haver cerca de 40 milhões de insetos, que são capazes de comer o que 2 mil vacas consomem em um dia. Os insetos podem consumir uma área de cultivo suficiente para abastecer 350 mil pessoas.


Autoridades argentinas ainda dizem que a nuvem se moveu quase 100 quilômetros em um dia devido às altas temperaturas e ao vento. As condições climáticas são decisivas para os próximos deslocamentos da nuvem.



Apesar da quantidade de gafanhotos, as autoridades argentinas informam que os insetos podem causar prejuízo às culturas e pastagens, mas não atacam as pessoas. Oficiais também pedem que os produtores, caso avistem a nuvem, avisem imediatamente para ajudar no monitoramento.


* Com informações do Globo Rural


Logo A Tribuna
Newsletter