Morre, aos 77 anos, o jornalista Paulo Henrique Amorim

Profissional, que estava afastado da TV Record, sofreu um enfarte

Por: De A Tribuna On-line  -  10/07/19  -  13:34
Atualizado em 10/07/19 - 13:42
Paulo Henrique Amorim estava afastado da TV Record desde o final de junho
Paulo Henrique Amorim estava afastado da TV Record desde o final de junho   Foto: Divulgação

O jornalista Paulo Henrique Amorim morreu nesta quarta-feira (10). Ele tinha 77 anos. O profissional, que estava afastado da TV Record desde o último dia 24, sofreu um enfarte em casa, no Rio de Janeiro.


PHA, como era conhecido, iniciou a carreira no jornal A Noite, no Rio de Janeiro, em 1961. Trabalhou em Nova Iorque, nos Estados Unidos, como correspondente internacional para as revistas Realidade e Veja, do Grupo Abril.


Na televisão, passou pela emissoras Manchete e Globo, tendo aberto sucursais para esses veículos em Nova Iorque, Estados Unidos. Em 1996, foi trabalhar na Rede Bandeirantes, onde apresentou Jornal da Band e o programa Fogo Cruzado.


Já em 1999, foi para a TV Cultura, onde comandou o Conversa Afiada, que chegou ser exibido também pela TVE Brasil e na TV NBR. O programa durou até o final de 2002, quando terminou o contrato.


Em 2003, foi contratado pela Rede Record. No canal, apresentou o telejornal Jornal da Record 2ª Edição e o Edição de Notícias. De 2004 até o final de janeiro de 2006, passou a apresentar a revista eletrônica Tudo a Ver. Ainda em 2006, assumiu o comando do programa Domingo Espetacular.


Depois de 13 anos no programa, o jornalista foi afastado no último dia 24. O Amorim não foi demitido e seu contrato tinha validade até 2021. Segundo a coluna de Daniel Castro no site Notícias da TV, nos últimos meses, boatos de que PHA seria demitido por ser um crítico ao governo Bolsonaro haviam aumentado.


De acordo com Castro, em 2014, o afastamento do jornalista teria sido considerado por causa de suas posições políticas de esquerda, expostas em seu blog “Conversa Afiada“. Recentemente, Amorim havia feito uma postagem criticando o ministro da justiça, Sergio Moro, posicionamento contrário ao do proprietário da TV Record, Edir Macedo, que apoia tanto Moro como o presidente Jair Bolsonaro.


A Record confirmou o afastamento, mas negou que os motivos tenham sido políticos.


Logo A Tribuna
Newsletter