Janot diz ter entrado armado no STF para matar Gilmar Mendes e se suicidar

Ex-procurador-geral da República disse em entrevista que estava decidido a cometer o crime, mas não o fez por ‘intervenção divina’

Por: De A Tribuna On-line  -  27/09/19  -  12:18
Janot diz ter entrado armado no STF para matar Gilmar Mendes: ‘Ia ser assassinato mesmo’
Janot diz ter entrado armado no STF para matar Gilmar Mendes: ‘Ia ser assassinato mesmo’   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse em entrevista ao Estado de S. Paulo na última quinta-feira (26) que chegou a planejar o assassinado do ministro Gilmar Mendes. Em declaração, ele diz que foi armado a uma sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que “não ia ser ameaça, ia ser assassinato, mesmo. Ia matar ele (Gilmar) e depois me suicidar”.


Ao entrar armado no STF, Janot disse que foi impedido de atirar em Gilmar porque “foi a mão de Deus”. Ele conta que os dois estavam sozinhos em uma sala do cafezinho da Corte.


Ainda de acordo com o Estadão, o caso ocorreu no momento mais tenso da carreira de Janot, depois da apresentação de uma exceção de suspeição contra o ministro. Mendes, então, teria disseminado uma história falsa sobre sua filha que o teria tirado do sério, planejando o crime.


Em maio de 2017, Janot pediu o impedimento de Gilmar Mendes na análise de um habeas corpus de Eike Batista, alegando que a mulher do ministro trabalhava no escritório do advogado do empresário.


Em sua defesa, Gilmar afirmou que a filha de Janot advogava para a empresa OAS, que estava envolvida em um processo. Na época, o ministro alegou que a filha do ex-PGR poderia ser “credora por honorários advocatícios de pessoas jurídicas envolvidas na Lava Jato”. Janot disse que sua filha nunca teria advogado na área penal, e por isso perdeu a cabeça.


*Com informações do Estado de S. Paulo


Logo A Tribuna
Newsletter