Idosa que era mantida em situação análoga à escravidão é resgatada em São Paulo

Mulher de 61 anos vivia sozinha em um quarto que era uma espécie de depósito, sem acesso ao banheiro. Ela foi abandonada no imóvel

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/06/20  -  18:49
  Foto: Divulgação/Ministério Público do Trabalho

Uma idosa de 61 anos foi resgatada de uma casa em Alto de Pinheiros, bairro de São Paulo, por ser mantida em condições análogas à escravidão.


A mulher foi deixada trancada no imóvel depois dos patrões terem se mudado. Ela foi encontrada vivendo sozinha em um quarto nos fundos do terreno, em uma espécie de depósito, sem acesso ao banheiro.


A idosa soube que os patrões haviam se mudado por meio de vizinhos, com quem mantinha contato. Desde que foi resgatada, ela está abrigada na casa de um morador da mesma rua.


Moradora da casa, a executiva Mariah Corazza Üstündag, de 29 anos, chegou a ser presa em flagrante no último dia 18. Ela, porém, pagou fiança de R$ 2.100 e foi solta. O marido dela, Dora Üstündag, de 36 anos, também foi indiciado pela Polícia Civil.


Segundo o perfil no LinkedIn de Mariah, ela trabalha em uma grande empresa de cosméticos. A executiva é filha da cosmetóloga Sônia Corazza, conhecida consultora na indústria de produtos de beleza.


A mulher de 61 anos foi contratada em 1998 como funcionária de Sônia, para prestar serviços domésticos, de acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Ela trabalhou sem registro na carteira por 13 anos, sem direito a férias e 13º salário.


Em 2011, a casa dessa senhora desabou, e ela foi morar com Sônia, que depois de um tempo se mudou. As filhas, no entanto, continuaram vivendo no mesmo lugar. A partir de então, a doméstica parou de receber salário.


Mariah e Dora foram indiciados por redução a condição análoga à de escravo, abandono de incapaz e omissão de socorro, já que, segundo relato da vítima, o casal se recusou a socorrê-la quando caiu da escada.


*Com informações da Folha de S.Paulo


Logo A Tribuna
Newsletter