Grupo com mais de 500 artistas divulga manifesto contra as palavras de Regina Duarte

Grupo formado por artistas, intelectuais e produtores culturais afirmou que não admite qualquer ato que ameaça à liberdade de expressão

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/05/20  -  15:55
Atriz foi processada por apologia à ditadura
Atriz foi processada por apologia à ditadura   Foto: Reprodução/TV Globo

Um grupo com mais de quinhentos artistas, intelectuais e produtores culturais divulgou um manifesto de repúdio às palavras e atitudes da secretária nacional de Cultura, Regina Duarte. 


Com o documento, o grupo pede respeito aos mortos e aqueles que "lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público" e diz que "não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar". 


No manifesto, o grupo ainda afirma que não aceita "os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultura ou qualquer ato que fere à liberdade de expressão". 


Confira a íntegra do manifesto:


"Brasil, 08 de maio de 2020


Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988.


Fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público.


Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar.


Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão.


Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura.


Ela não nos representa."


*com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter