Governadores pedem aplicação de lei que visa renda básica para todos os brasileiros

Esta foi uma das reivindicações discutidas em videoconferência realizada nesta quarta-feira (25)

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/03/20  -  11:36
Inicialmente, mais de R$ 20 milhões em verba do Projeto Guri seriam congelados
Inicialmente, mais de R$ 20 milhões em verba do Projeto Guri seriam congelados   Foto: Governo do Estado de São Paulo

Durante uma reunião por videoconferência realizada nesta quarta-feira (25), governadores aprovaram uma carta com reivindicações ao governo federal para fazer frente à crise iniciada em função do coronavírus. No documento, está a aplicação da lei que institui uma renda básica de cidadania para todos os brasileiros. 


Esta lei foi sancionada em 2005 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e visa "dar direito de todos os brasileiros residentes no país e estrangeiros residentes há pelo menos 5 anos no Brasil, não importando sua condição socioeconômica, receberem, anualmente, um benefício monetário". 


Contudo, um valor não foi pré-estabelecido e cabe ao Poder Executivo estipular. 


Governadores também pedem a suspensão por 12 meses do pagamentos das dívidas dos estados com a União e bancos públicos. Participaram do encontro 26 dos 27 Governadores - a única ausência foi de Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal - além do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 


Confira as propostas apresentadas ao governo federal:


- Suspensão por 12 meses do pagamento das dívidas dos estados com a União, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e disponibilização de linhas de créditos do BNDES para aplicação em serviços de saúde e investimentos em obras


- Viabilização emergencial e substancial de recursos "livres" do governo federal


- Mudanças no regime de recuperação fiscal e aprovação do chamado Plano Mansueto. Pelo plano, enviado em junho do ano passado ao Congresso, a União propõe dar aval para estados com baixo nível de endividamento contratarem empréstimos junto ao setor financeiro e concede prazo de até cinco anos aos estados que estão descumprindo os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para que possam se reenquadrar nos limites estabelecidos.


- Redução da meta de superávit primário para evitar ameaça de contingenciamento (bloqueio) orçamentário


- Aplicação da Lei 10.835/2004 que institui a renda básica da cidadania


*com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter