Fiocruz recomenda Páscoa em casa para prevenir Covid-19

Cartilha dá orientações para reduzir transmissão da doença

Por: Agência Brasil  -  02/04/21  -  02:01
Imunizante funcionou independentemente da idade, peso ou raça do voluntário
Imunizante funcionou independentemente da idade, peso ou raça do voluntário   Foto: Itamar Crispim/Fiocruz

Após um mês de março com colapso em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e alta nas mortes por Covid-19 na maior parte do país, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma cartilha com orientações para reduzir o risco de transmissão da doença no feriadão da Semana Santa, que as famílias costumam se reunir para celebar a Páscoa no domingo (4).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Entretanto, o documento traz informações importantes para quem pretende receber convidados ou celebrar o feriado fora de casa. A Fiocruz alerta que as recomendações podem reduzir os riscos, mas que nenhuma dessas medidas é capaz de impedir a transmissão da Covid-19.


Quem tem sintomas relacionados à Covid-19 ou ainda está no período de 14 dias desde o primeiro dia em que teve os sintomas não deve sair de casa nem receber convidados nessa data, independentemente de ter sido diagnosticado com a doença. O mesmo vale para quem teve contato, nos últimos 14 dias, com alguém que teve a doença.


A Fiocruz também recomenda que pessoas que moram com alguém do grupo de risco ou sejam parte desse grupo fiquem em casa. Nesse caso, a fundação lista no grupo de risco: portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica em estágio avançado, imunodepressão provocada pelo tratamento de doenças autoimunes, como lúpus ou câncer; pessoas acima de 60 anos de idade, fumantes, gestantes, mulheres em resguardo e crianças menores de 5 anos.


Confira a cartilha completa por meio deste link.


Logo A Tribuna
Newsletter