Estado de SP tem aumento de 61% de crianças e adolescentes internados em UTI com covid-19

Dados foram divulgados nesta quarta (19), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes

Por: Daniel Gois  -  19/01/22  -  13:45
Atualizado em 19/01/22 - 22:24
Estado de São Paulo tem crescimento nas internações de menores de idade devido a covid-19
Estado de São Paulo tem crescimento nas internações de menores de idade devido a covid-19   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O número de crianças e adolescentes internados com covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTI) no Estado de São Paulo cresceu 61% em um intervalo de dois meses. Segundo o Governo Estadual, foram registrados 171 menores de idade internados com covid-19 nesta segunda-feira (17). No dia 15 de novembro, eram 106 pessoas internadas. Os dados foram divulgados nesta quarta (19), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


"Os dados evidenciam a necessidade de acelerar a vacinação infantil", disse o governador João Doria (PSDB), durante a coletiva.


O Estado começou a imunizar crianças de 5 a 11 anos na sexta-feira (14), após a entrega de 234 mil doses pediátricas da Pfizer por parte do Ministério da Saúde.


O número de vacinas é considerado baixo pelo Governo Estadual, uma vez que São Paulo possui cerca de 4,3 milhões de crianças entre 5 e 11 anos para serem vacinadas. A prioridade inicial é para crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.


"A quantidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde chega a menos de 10% da necessidade do país para essa faixa etária de 5 a 11 anos", afirma Doria.


Em números absolutos, o Estado de São Paulo tem 2.842 pessoas internadas em UTIs devido a covid-19. A taxa de ocupação é de 54%.


O secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn, pediu aceleração na vacinação das crianças. "Temos visto que uma população que não está vacinada. É indispensável e fundamental a imunização, a proteção dessas crianças. Estamos atentos aos números. São Paulo tem todas as formas de promover o incremento de número de leitos, seja de UTI ou enfermaria", disse.


Logo A Tribuna
Newsletter