Doria não recomenda Carnaval em SP, mas deixa decisão para prefeituras

Ao menos três cidades da Baixada Santista já decidiram por não realizar a festividade

Por: Daniel Gois  -  05/01/22  -  19:33
Atualizado em 05/01/22 - 19:37
Governador João Doria não recomenda Carnaval em SP, mas deixa decisão na mão das prefeituras
Governador João Doria não recomenda Carnaval em SP, mas deixa decisão na mão das prefeituras   Foto: Divulgação/Governo de SP e Matheus Tagé/AT

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) disse nesta quarta-feira (5) que não recomenda a realização do Carnaval no Estado, mas que a decisão ficará com as prefeituras. A orientação se dá por conta da covid-19 e o avanço da variante Ômicron. Na Baixada Santista, Cubatão, Guarujá e São Vicente já informaram que a festa está cancelada.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


"A decisão do Carnaval cabe às prefeituras. A posição do Governo do Estado de São Paulo é de que não é momento para aglomerações. A recomendação é evitar que isso aconteça. Porém, a decisão cabe àqueles que comandam as prefeituras", disse Doria, durante entrevista coletiva.


O coordenador executivo do comitê científico estadual de combate a covid-19, João Gabbardo, explicou que a preocupação maior é com os blocos de rua, por conta da dificuldade para saber quem se vacinou ou não.


"O Carnaval de rua não temos como fazer o controle. Não tem como a gente acompanhar se a pessoa está vacinada. Neste momento, é impensável manter o Carnaval nessas condições. E, mesmo no Desfile, as pessoas vão se aglomerar no transporte coletivo, na entrada e na saída. Isso sempre é um risco e tem que ser analisado", disse Gabbardo.


Carnaval na Baixada Santista
São Vicente, Guarujá e Cubatão já decidiram pelo cancelamento do Carnaval em 2022.


Em Santos, a Prefeitura autorizou os preparativos para o Desfile das Escolas de Samba, previsto para acontecer nos dias 18 e 19 de fevereiro. Porém, segundo o prefeito Rogério Santos (PSDB), a festividade pode ser cancelada a qualquer momento.


Os municípios de Praia Grande, Bertioga, Itanhaém e Peruíbe já declararam ter o Carnaval nos planos, enquanto Mongaguá disse não ter uma definição sobre o assunto.


Logo A Tribuna
Newsletter