Criança apresenta sintomas incomuns e está em estado grave com covid-19

O menino escocês Lewis, de 13 anos, ficou com os olhos vermelhos e teve erupção cutânea nas mãos

Por: Por ATribuna.com.br  -  30/04/20  -  17:22
Lewis chamou a atenção dos médicos por apresentar sintomas não relacionados com a doença
Lewis chamou a atenção dos médicos por apresentar sintomas não relacionados com a doença   Foto: Arquivo Pessoal

Uma criança escocesa de 13 anos chamou a atenção dos médicos por estar em estado grave, com covid-19, após apresentar sintomas incomuns. O menino Lewis apresentou olhos vermelhos, erupção cutânea nas mãos, náusea, febre e fadiga antes de ser diagnosticado com a doença.


Em entrevista ao Mirror, Karen Greif, 38 anos, mãe de Lewis, explicou como os sintomas evoluíram. “Tudo começou com uma dor de cabeça e muito cansaço. Na quinta, apareceu uma mancha vermelha na mão dele e os olhos ficaram muito vermelhos e irritados. Na sexta, ele já estava muito abatido. Ligamos para o pediatra e o levamos imediatamente ao hospital, onde recebeu o diagnóstico de Covid-19”, disse Karen ao tabloide britânico.


Para Karen, o diagnóstico de Covid-19 foi uma surpresa. “Crianças podem apresentar sintomas diferentes do que os esperados para coronavírus. Se perceber que seu filho tem febre e não melhora, insista para que ele seja testado”, disse a mãe. “Um dos médicos que atendeu Lewis contou que as crianças geralmente não apresentam tosse seca como os adultos. Nos pequenos, muitas vezes, o vírus provoca uma reação inflamatória que faz com que pareça uma doença autoimune”.


Lewis está em estado crítico, porém, estável. Karen vê melhora no estado do filho. "Ele já é capaz de se movimentar e sabe quando entramos no quarto, mesmo que não tenhamos contato direto com ele pelo risco de contágio. Ele vai superar isso porque é um lutador”, disse a mãe.


Na última segunda (27), a Academia Americana de Oftalmologia publicou um comunicado reconhecendo a conjuntivite como um possível sintoma do coronavírus. “Vários relatórios sugerem que a SARS-CoV-2 pode causar uma conjuntivite folicular leve, indistinguível de outras causas virais, e possivelmente transmitida pelo contato de gotículas com a conjuntiva ou da mão contaminada com os olhos”, escreveram os especialistas.


*Com infomrações da Revista Crescer


Logo A Tribuna
Newsletter