Coronavírus: Governo pensa em mudar a data do Enem por causa da pandemia

Provas podem sofrer adiamento de até 20 dias. Edital deve ser finalizado até o fim de março

Por: Por ATribuna.com.br  -  25/03/20  -  17:49
Data do Enem podem sofrer alterações nos próximos dias
Data do Enem podem sofrer alterações nos próximos dias   Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser mais um evento a sofrer adiamento no Brasil por causa da pandemia do novo coronavírus. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estuda remarcar as datas das provas para, pelo menos, 15 dias depois de quando seriam realizadas.


Inicialmente, o Enem seria aplicado nos dias 1 e 8 de novembro, e em dois formatos: digital, novidade este ano, e o tradicional, manuscrito. Com a suspensão das aulas na rede pública e em escolas particulares em todo o País, seguindo as medidas de isolamento dos governos estaduais, Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o governo federal precisará adequar as novas datas ao calendário escolar de 2020.


Segundo informações do Extra, em discussões internas no Inep, há quem defenda o adiamento de, no mínimo, 20 dias. Embora o orgão pense no adiamento da aplicação das provas, a decisão final será do ministro da Educação, Abraham Weintraub.


O edital do Enem deve ser finalizado até o fim deste mês. Os técnicos do Inep pensam em alterar, além das datas da prova, o cronograma de inscrições e solicitação de isenção.


*Com informações do Extra.


Logo A Tribuna
Newsletter