Consumo também precisa de consciência

Novos hábitos podem ajudar meio ambiente

Por: Da Redação  -  16/10/19  -  00:50
Evite o uso de sacolas plásticas descartáveis e privilegie as duráveis e retornáveis
Evite o uso de sacolas plásticas descartáveis e privilegie as duráveis e retornáveis   Foto: Adam Muise/Unsplash

Se você troca de celular ou qualquer outro equipamento eletrônico assim que um novo modelo é lançado – mesmo se o anterior ainda estiver funcional – ou pouco se importa com os resíduos gerados sempre que vai às compras, cuidado: é capaz de estar desrespeitando os limites do planeta. Para chamar a atenção da sociedade a escolhas mais sustentáveis nas relações comerciais, hoje é celebrado o Dia do Consumo Consciente.


A data surgiu como uma mobilização de consumidores de 33 países, em 2008, e foi instituída no ano seguinte pelo Ministério do Meio Ambiente no Brasil. “É um dia para o consumidor refletir se ele deve comprar determinado produto, se precisa daquele bem ou se é apenas pela compra em si ou por ostentação”, avalia o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma.


Ele afirma que o dia serve para chamar a atenção da população sobre a necessidade de consumir de forma mais equilibrada. E despertar nos consumidores a consciência sobre os problemas sociais, econômicos e ambientais que os padrões atuais de produção e consumo estão causando.


“O nível de desperdício ainda é muito alto em nossa Cidade. Estudos comprovam que 30% de tudo que é comprado num supermercado, por exemplo, vai para o lixo”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório.


Mudanças


Para reverter o quadro, ele sugere mudanças no hábito de consumo e no poder de escolha da população. “São pequenas atitudes, como uso de pilhas recarregáveis no lugar das comuns, até a forma como compramos alguns itens”.


De acordo o Instituto Akatu, entidade sem fim lucrativo para mobilização da sociedade para o consumo consciente, cada cidadão pode influenciar na proteção do planeta. Para isso, basta fazer escolhas a fim de minimizar os impactos na cadeia de consumo sempre que for às compras.


A organização aponta a informação de qualidade como ferramenta para fazer opções mais sustentáveis. Um exemplo do consumo descontrolado recai nos equipamentos eletrônicos.


Como mudar? 


Líborio aconselha que o primeiro passo para inverter o ciclo de consumo é repensar sobre a necessidade de se adquirir um produto. Caso a compra seja a opção, dê preferência a itens de longa duração e com baixo consumo de energia.


Outra dica é evitar o desperdício de alimentos e produtos perecíveis. Por isso, fique de olho na validade dos itens industrializados antes de finalizar as compras.


Evite o uso de sacolas plásticas descartáveis e privilegia as duráveis e retornáveis para o transporte de mercadorias. Ao descartar os resíduos, é importante checar o que pode ser reutilizado e reciclado, praticando a coleta seletiva.


Quaresma recorda que o consumo consciente passa ainda pela reputação da empresa na qual o produto foi fabricado. Dê preferência a itens produzidos próximo de sua região, pois fortalecer desenvolvimento local. Devem ser evitados itens de regiões ou países cujas práticas são contrárias às de responsabilidade social e ambiental.



Logo A Tribuna
Newsletter