Conexão Noruega: Produtos de segunda mão ajudam a salvar o planeta

Nesta edição da coluna, Joyce Castro fala sobre como vale a pena saber que os produtos serão usados por outras pessoas

Por: Joyce Castro - De Bærum  -  18/03/19  -  17:40

Dias atrás, minha filha chegou em casa falando sobre a importância de comprar produtos usados. Aos 9 anos de idade, ela estava impressionada com o alerta da professora sobre a quantidade de lixo que produzimos por conta do consumismo desenfreado. Assustada com o assunto, sugeriu que a família utilizasse mais produtos de segunda mão. Foi então que eu expliquei que nós já fazemos isso por aqui.


A Noruega conta com uma loja on-line chamada Finn, onde se pode encontrar várias coisas usadas para alugar ou comprar: desde casas e apartamentos a equipamentos para esquiar e patinar. Tem também carros, motos, pianos, celulares, calçados e roupas. E por falar em roupas, a maioria das peças de inverno que temos em casa adquiri por meio do Finn. O portal também me salvou durante a gravidez, quando economizei uma boa grana com carrinho, berço e outros acessórios para o bebê. Ah, o site oferece ainda vagas de emprego. 


Outra rede bem conhecida no país é a Fretex. A empresa conta com cerca de 50 lojas e faz parte do Exército da Salvação da Noruega, visando a reutilização e a reciclagem. São diversos pontos de coleta para receber doações. Por ano, são recolhidas mais de 15 mil toneladas de roupas e têxteis, que vão parar em uma das lojas ou são destinadas aos projetos sociais da organização. Podem ainda auxiliar famílias em outros países.


Como roupas de lã são caras, mas muito necessárias ao longo do inverno, sempre passo por uma unidade para procurar por peças infantis. Já encontrei roupas bem conservadas por um preço bem bacana. As vitrines chamam a atenção de quem passa por conta dos manequins bem produzidos como em qualquer outra loja de departamento. A diferença é que tudo por lá já foi usado antes. 


E quem tem sorte pode até encontrar peças bem valiosas. Recentemente a rede recebeu a doação de cerca de 300 peças que pertenceram a um bilionário norueguês. Cada terno estava avaliado entre 50 mil e 100 mil coroas norueguesas (de R$ 20 mil a R$ 40 mil).


O assunto ganhou destaque na imprensa. Uma das lojas, no centro de Oslo, conta ainda com livros, pequenos móveis e objetos de decoração que encantam os olhos de quem procura de algo para casa ou até para presentear. E quando as pessoas quiserem desapegar de algo, basta procurar um ponto de coleta para deixar aquelas peças que já não servem mais ou que foram compradas por puro impulso. Na minha opinião, vale a pena saber que os produtos serão usados por outras pessoas e ainda ajudam a salvar o ambiente, já que o lixo não será o próximo destino.


Além das vendas, a empresa trabalha com reabilitação profissional, garantindo emprego para as pessoas que participam do programa durante o período de qualificação. Boa parte do arrecadado com as vendas vai justamente para a folha de pagamento desses funcionários. E sempre há vagas de emprego disponíveis no site da Fretex. Por lá também é possível se cadastrar para atuar como voluntário. E se tem uma coisa que o norueguês valoriza muito na hora de selecionar um currículo é o trabalho voluntário, que tem longa tradição por aqui.


Logo A Tribuna
Newsletter