Com alunos descalços e outras medidas, escolas particulares de Manaus retomam aulas presenciais

Capital do Amazonas é a primeira do país com escolas reabertas, segundo pesquisa

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/07/20  -  22:01
Atualizado em 17/07/20 - 22:11
Aulas sem sapatos foi uma medida adotada por algumas escolas em Manaus
Aulas sem sapatos foi uma medida adotada por algumas escolas em Manaus   Foto: Reprodução/Rede Amazônica

As escolas particulares de Manaus voltaram a abrir para os alunos no início deste mês. O Governo do Amazonas autorizou o retorno das atividades presenciais nessas instituições e divulgou uma cartilha com normas e recomendações oficiais de segurança.


Do ensino infantil ao médio, as escolas particulares da capital amazonense vão se adaptando a diversas medidas, entre elas, estão as aula sem sapatos; recreio a dois; e rodízio de aula presencial e online.


Há particularidades entre as medidas adotadas nos colégios porque as instituições passaram a elaborar seus planos de retomada dentro da realidade de cada um. 


Segundo uma pesquisa realizada pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Manaus é a única capital com as escolas reabertas no país. Outros 11 estados e o Distrito Federal já têm propostas para retorno.


São cerca de 60 mil alunos, distribuídos em pouco mais de 200 instituições privadas, que voltaram à "rotina" no modelo híbrido, segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM). 


Manaus foi a primeira capital do país a enfrentar colapso nos sistemas de saúde e funerário por causa do coronavírus. Mas os números de casos e mortes vêm caindo nas últimas semanas. A capital amazonense concentra mais de 31 mil casos confirmados de Covid-19 até a última atualização desta quarta-feira (15).


*Com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter