Buscas por 'Dia das Crianças' crescem e procura por 'faz de conta' sobe 139%

categoria engloba brinquedos como cozinha de brinquedo e até microfone infantil

Por: Do Estadão Conteúdo  -  07/10/20  -  22:01
França multa Google e Amazon por desrespeito a lei sobre 'cookies'
França multa Google e Amazon por desrespeito a lei sobre 'cookies'   Foto: Reprodução/ Google Maps

As buscas com o termo "dia das crianças" cresceram 50% na semana de 26 de setembro a 2 de outubro, ante o mesmo período do ano passado. Dentre as categorias e presentes mais buscados, o termo "faz de conta" é o que mais avançou, com alta de 139%. A categoria engloba brinquedos como cozinha de brinquedo e até microfone infantil. Os dados são de um levantamento do Google, feito a pedido do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os campeões de buscas até agora mostram que as famílias querem investir da criatividade dos pequenos. Depois de "faz de conta", vêm os "brinquedos de montar", que envolvem blocos de encaixe e brinquedos educativos. A alta de buscas para este termo foi de 84%. Na sequência estão os "veículos de brinquedo". Com crescimento de 75%, eles vão de carrinhos a locomotivas em miniatura. Os "brinquedos de atividades", como beyblade, ioiô e bolinha de gude avançaram 64% no interesse dos internautas, seguidos pelas bonecas, com alta de 63%.


E como a criançada parece ter cansado de brincar dentro de casa, a lista dos mais procurados também tem os "equipamentos para brincadeiras ao ar livre", que subiram 57%. Nessa categoria estão escorregador infantil, pula-pula, cabana infantil, cama elástica e até casinha para criança.


As categorias de produto como brinquedos, games e livros também avançaram em 40%, 38% e 34% em relação ao ano passado. Segundo o Google, baseado nos anos anteriores, "as buscas devem crescer exponencialmente nesta semana até atingir o pico no dia 12 de outubro". Em 2018, as buscas por termos relacionados com a data cresceram 53 vezes entre os dias 5 e 12 de outubro. No mesmo período de 2019, o crescimento foi de 86 vezes.


Comércio de rua


Para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o Dia das Crianças traz perspectivas positivas . "Temos a expectativa de que as vendas aumentem de 15% a 20% em relação aos números registrados no último balanço", projeta Marcel Solimeo, economista da ACSP. Segundo dados preliminares da Boa Vista Serviços, o mês de setembro fechou com elevação média de 20,9% nas vendas na comparação com agosto.


A alta, porém, é menor do que a registrada na primeira quinzena de setembro, que foi de 35,8% em relação aos mesmos 15 dias de agosto. A diferença é que nesse período aconteceu a Semana do Brasil, período de promoções. A sazonalidade do Dia das Crianças, portanto, deve trazer números positivos para o comércio.


"Embora o Dia das Crianças não seja a data mais importante do calendário comemorativo, é uma data é importante para os segmentos de brinquedos e roupas infantis. É possível que, por conta de as crianças estarem em casa, os pais tenham ainda mais interesse em presenteá-las para entretê-las", explica Solimeo.


Logo A Tribuna
Newsletter