Após repercussão por frase relacionada a nazista, secretário especial de Cultura é exonerado

Roberto Alvim parafraseou ideólogo nazista Joseph Goebbels durante pronunciamento sobre lançamento do Prêmio Nacional das Artes

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/01/20  -  15:14
Atualizado em 17/01/20 - 15:22
Roberto Alvim alegou
Roberto Alvim alegou "coincidência retórica"   Foto: Reprodução/Youtube

Após realizar um discurso onde parafraseou o ideólogo nazista Joseph Goebbels, o secretário especial de Cultura, Roberto Alvim foi exonerado do cargo. As informações são do jornal O Globo. Segundo a publicação, a decisão de demitir Alvim foi confirmada pela assessoria da pasta, na manhã desta sexta-feira (17).


A fala do então secretário provocou uma onda de indignação. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), repudiaram o ato e pediram o afastamento de Roberto Alvim. A Confederação Israelita do Brasil (Conib) também se manifestou e classificou o discurso como inaceitável.


A polêmica surgiu após a divulgação, em um vídeo, do Prêmio Nacional das Artes. Nele, Alvim parafraseou uma citação do ministro de propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels. Além disso, o anúncio traz como fundo musical a ópera "Lohengrin", de Richard Wagner, compositor alemãoque Hitler disse, em sua autobiografia, ter tido importância capital em sua vida.


*com informações do jornal O Globo


Logo A Tribuna
Newsletter