Agência atômica russa divulga vídeo da explosão da maior bomba de todos os tempos

A bomba de hidrogênio Czar foi detonada em outubro de 1961 em um arquipélago no Círculo Ártico

Por: Por ATribuna.com.br  -  27/08/20  -  18:50
A bomba de hidrogênio Czar foi detonada em outubro de 1961
A bomba de hidrogênio Czar foi detonada em outubro de 1961   Foto: Reprodução/YouTube

Novas imagens da bomba Czar, maior bomba de todos os tempos, foram divulgadas recentemente pela Rosatom, agência atômica russa. A detonação do explosivo foi um teste que aconteceu no dia 30 de outubro de 1961, em um arquipélago da Rússia no Círculo Ártico. 


A bomba de hidrogênio RDS 220, liberou energia equivalente a 57 milhões de toneladas de TNT. O pode destrutivo dela era cerca de 700 vezes maior que o da arma que destruiu a cidade de Hiroshima, no Japão. 


Vale lembrar que o processo de detonação de uma bomba de hidrogênio inclui várias etapas, começando com a detonação de uma bomba atômica. 



A bomba Czar explodiu a 4 mil metros acima do solo. De acordo com a BBC, a nuvem em forma de cogumelo atingiu 64 quilômetros de altura, e a luz pôde ser vista a mil quilômetros de distância. Uma vila a 54 quilômetros do ponto de detonação foi completamente destruída.


O vídeo, divulgado pela Rosatom tem 40 minutos e mostra as preparações para a detonação da arma, as imagens da nuvem de fumaça e o estrago causado pela explosão. 


*com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter