Única girafa fêmea branca do Quênia é morta por caçadores

Caçadores também mataram o filhote da girafa

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/03/20  -  20:22
Atualizado em 10/03/20 - 20:45
Animal foi morto por caçadores, que também mataram seu filhote
Animal foi morto por caçadores, que também mataram seu filhote   Foto: Divulgação/Hirola Community Conservancy

Caçadores abateram a única girafa fêmea branca do Quênia, na reserva ambiental de Ishaqbini Hirola, no Leste do país africano. Segundo guardas florestais, o cadáver do animal foi encontrado quatro dias após sua morte junto com o do filhote, de 7 meses, também branco.


"É um dia muito triste para a comunidade de Ijara e para todo o Quênia", disse Mohammed Ahmednoor, gerente de Conservação da reserva, ao "Daily Star". "A sua morte é um golpe nas medidas tomadas pela comunidade para conservar espécies raras e únicas e um alerta para o apoio contínuo aos esforços de conservação", acrescentou ele.


De acordo com cientistas, a coloração do animal se dava por conta de uma condição conhecida como leucismo, que é uma peculiaridade genética. O leucismo dá uma cor branca a animais que normalmente exibem uma cor diferente, podendo se apresentar de maneira parcial ou total, com apenas algumas partes do corpo do animal com a coloração branca. 


Diferente do albinismo, os olhos mantêm a pigmentação normal no leucismo e os animais não são excessivamente fotossensíveis. Pelo contrário, eles parecem ser ligeiramente mais resistentes ao calor do que os indivíduos normais, porque a cor branca permitiria a maior reflexão da radiação incidente, reduzindo assim a absorção térmica.


* Com informações do Extra


Logo A Tribuna
Newsletter