Vestibulares sofrem mudanças por conta da Covid-19

Maioria das seleções de universidades ocorre on-line na pandemia

Por: Da Redação  -  24/05/20  -  14:45
Atualizado em 20/05/21 - 09:59
 Os candidatos têm até as 12 horas do dia 20 de setembro para se inscrever no site da Fuvest
Os candidatos têm até as 12 horas do dia 20 de setembro para se inscrever no site da Fuvest   Foto: Divulgação

Por conta do isolamento social, a Educação é um dos setores mais afetados pela pandemia de covid-19. No caso dos vestibulares de meio de ano, muitos não ocorrerão presencialmente e outros foram adiados – entre eles, as seleções das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), ainda sem nova data divulgada.


gt;gt; Confira informações sobre os vestibulares na Baixada Santista


De acordo com o Centro Paula Souza (CPS) - responsável pelas faculdades e escolas técnicas -, neste momento de quarentena, “serão alteradas as datas do vestibular das Fatecs e do vestibulinho das Etecs para o segundo semestre de 2020. Na hora oportuna, o Centro vai divulgar o novo calendário dos dois processos seletivos”.


Pouco antes da decretação de pandemia do novo coronavírus e adoção de medidas de isolamento, o CPS havia divulgado o calendário do vestibular das Fatecs. As inscrições estavam previstas para começar amanhã e a prova aconteceria no dia 28 de junho.


Digital


Por outro lado, muitas instituições estão abrindo mão das provas presenciais e organizando provas on-line. Foi assim que, ontem, a Universidade São Judas fez seu vestibular de meio de ano.


Para realizar a prova, foi necessário que o candidato tivesse computador com placas de vídeo e de som, câmera frontal e conexão com a internet. Antes de iniciar os exames, foi necessário fazer upload do documento de identidade e se submeter ao procedimento de biometria facial, inclusive durante a realização das provas.


O candidato que preferir pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de acesso à instituição, valendo o período entre 2010 e 2019. Não será cobrada taxa de inscrição nesta modalidade.


Outra opção é fazer o vestibular agendado, modalidade em que o candidato escolhe o dia e o horário da prova, que também será disponibilizada por aplicativo com biometria facial, entre outras medidas de segurança. A inscrição é gratuita.


A Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) também optou por realizar a seleção para seus cursos presenciais de forma on-line, além de decidir pela isenção da taxa de inscrição, que já pode ser realizada.


“Estamos empenhados em oferecer o suporte para que os candidatos possam prestar a prova com os mesmos critérios e o mesmo rigor de um processo seletivo presencial”, ressalta a pró-reitora da Unimes, Elaine Marcílio Santos.


A Universidade Santa Cecília (Unisanta) também está com inscrições abertas para o vestibular digital. Neste caso, o candidato pode optar em iniciar o curso no 2º semestre deste ano ou no 1º semestre de 2021, neste caso participando do vestibular antecipado.


A Esamc é outra instituição que fará sua seleção de meio de ano on-line. As inscrições vão até quinta-feira. A prova será composta por 15 questões de Português, 15 de Matemática, dez de atualidades, dez de Inglês, dez de História, cinco de Geografia, cinco de Química, cinco de Física, cinco de Biologia e uma redação.


Logo A Tribuna
Newsletter